Buscar

post

AGRONOMIA: ONDE O FUTURO DA HUMANIDADE SE DEFINE

AGRONOMIA: ONDE O FUTURO DA HUMANIDADE SE DEFINE

Nos últimos anos, alguns fenômenos, como as mudanças climáticas e o aumento da população tanto no Brasil quanto no mundo, fizeram com que os olhos da sociedade se voltassem mais uma vez para o profissional da Agronomia dado o seu papel estratégico na construção de alternativas.

A destruição da camada de ozônio e o aquecimento global provocaram mudanças no comportamento de plantas e animais. Enquanto isso, o setor ambiental cobra em relação ao uso de defensivos agrícolas e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) estima que será necessário aumentar em 70% a produção mundial de alimentos até 2050.

Não somente o seguimento da alimentação como outros que também dependem da agropecuária sofrem com os impactos dessas mudanças. Encontrar meios de reorganizar as técnicas às novas condições e demandas sociais é um dos grandes desafios do “profissional do futuro”, o agrônomo. Ele é quem deve propor soluções em produtos e serviços e ainda orientar os agricultores sobre as melhores práticas, como o uso racional dos recursos naturais, visando produzir mais, melhor e de forma responsável.

O Brasil é referência no cenário agropecuário mundial pelo seu tamanho, sustentabilidade e diversidade de produtos. A tecnologia também ganha cada vez mais espaço nesse mercado, desde as máquinas agrícolas, como os drones, por exemplo, até a tomada de decisões pautadas nos dados (big data). Além disso, o agronegócio representa metade do faturamento de exportações do país e mais de 20% do PIB brasileiro em 2018, segundo o Ministério da Agricultura.

O engenheiro agrônomo é responsável por todas as partes da produção agropecuária, desde a melhoria da qualidade e produtividade de rebanhos, até plantações e produtos agroindustriais. Ele planeja, coordena e executa as atividades relacionadas às etapas do agronegócio, acompanha o preparo e o cultivo do solo, o processo de colheita, o armazenamento e a distribuição dos alimentos. No setor da criação de animais, este profissional cuida da alimentação do rebanho, da reprodução, saúde e abate.

ASSISTA NO FAFTV – DA FAF PARA O CAMPO: FERTILIDADE DO SOLO

Existem características de um profissional que podem ajudá-lo a alcançar o desejado sucesso na área, porém, mais do que isso, é necessário paixão! Gostar do campo é o grande ponto! Grande parte dos alunos FAF vem de famílias que vivem da agricultura, que é forte em nossa região principalmente em razão da cafeicultura, base da nossa economia local. Eles cresceram em meio a esse contexto e o sentimento vem das origens. Claro que isso não é tudo. O setor do Agronegócio, por exemplo, é importantíssimo. Mas o contato com o campo na carreira de Agrônomo é praticamente inevitável.

O Curso de Agronomia FAF é do tipo bacharelado e tem duração de cinco anos. Quando calouro, o aluno cursa as matérias do ciclo básico, como as das áreas de Ciências Biológicas e Exatas, por exemplo. Elas dão base para as matérias específicas, como as de ciência do solo e agricultura, que aparecem a partir dos períodos intermediários até os finais. As aulas práticas em laboratórios e em campo ocorrem em todo decorrer do curso. O salário dos profissionais de Agronomia é regulamentado pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). O mínimo que um engenheiro agrônomo pode receber se trabalhar 8 horas por dia é 8,5 salários mínimos.

ALGUNS EXEMPLOS DE ÁREAS DE ATUAÇÃO:

– Administração rural: gestão de unidades de produção de propriedades rurais, desde o planejamento das compras até o gerenciamento de equipamentos e recursos humanos.

– Engenharia rural: projetos de obras em propriedades rurais, como nivelamento do solo e montagem de sistemas de irrigação.

– Fitotecnia: acompanhamento do cultivo e colheita de safras, visando aumentar a produtividade por meio da seleção de sementes, do emprego de adubos e do combate a pragas.

– Solo: preservação da fertilidade e controle de propriedades físicas dos solos, prescrevendo seu manejo.

Ficou interessado em saber mais sobre o curso de Agronomia FAF?? Clique no ícone do Whastapp disponível no lado inferior direito da sua tela e converse com um de nossos atendentes.

 

No Comments

Add your review

Your email address will not be published.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Dúvidas? Fale conosco!