AGRONOMIA: ONDE O FUTURO DA HUMANIDADE SE DEFINE

Nos últimos anos, alguns fenômenos, como as mudanças climáticas e o aumento da população tanto no Brasil quanto no mundo, fizeram com que os olhos da sociedade se voltassem mais uma vez para o profissional da Agronomia dado o seu papel estratégico na construção de alternativas.

A destruição da camada de ozônio e o aquecimento global provocaram mudanças no comportamento de plantas e animais. Enquanto isso, o setor ambiental cobra em relação ao uso de defensivos agrícolas e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) estima que será necessário aumentar em 70% a produção mundial de alimentos até 2050.

Não somente o seguimento da alimentação como outros que também dependem da agropecuária sofrem com os impactos dessas mudanças. Encontrar meios de reorganizar as técnicas às novas condições e demandas sociais é um dos grandes desafios do “profissional do futuro”, o agrônomo. Ele é quem deve propor soluções em produtos e serviços e ainda orientar os agricultores sobre as melhores práticas, como o uso racional dos recursos naturais, visando produzir mais, melhor e de forma responsável.

O Brasil é referência no cenário agropecuário mundial pelo seu tamanho, sustentabilidade e diversidade de produtos. A tecnologia também ganha cada vez mais espaço nesse mercado, desde as máquinas agrícolas, como os drones, por exemplo, até a tomada de decisões pautadas nos dados (big data). Além disso, o agronegócio representa metade do faturamento de exportações do país e mais de 20% do PIB brasileiro em 2018, segundo o Ministério da Agricultura.

O engenheiro agrônomo é responsável por todas as partes da produção agropecuária, desde a melhoria da qualidade e produtividade de rebanhos, até plantações e produtos agroindustriais. Ele planeja, coordena e executa as atividades relacionadas às etapas do agronegócio, acompanha o preparo e o cultivo do solo, o processo de colheita, o armazenamento e a distribuição dos alimentos. No setor da criação de animais, este profissional cuida da alimentação do rebanho, da reprodução, saúde e abate.

ASSISTA NO FAFTV – DA FAF PARA O CAMPO: FERTILIDADE DO SOLO

Existem características de um profissional que podem ajudá-lo a alcançar o desejado sucesso na área, porém, mais do que isso, é necessário paixão! Gostar do campo é o grande ponto! Grande parte dos alunos FAF vem de famílias que vivem da agricultura, que é forte em nossa região principalmente em razão da cafeicultura, base da nossa economia local. Eles cresceram em meio a esse contexto e o sentimento vem das origens. Claro que isso não é tudo. O setor do Agronegócio, por exemplo, é importantíssimo. Mas o contato com o campo na carreira de Agrônomo é praticamente inevitável.

O Curso de Agronomia FAF é do tipo bacharelado e tem duração de cinco anos. Quando calouro, o aluno cursa as matérias do ciclo básico, como as das áreas de Ciências Biológicas e Exatas, por exemplo. Elas dão base para as matérias específicas, como as de ciência do solo e agricultura, que aparecem a partir dos períodos intermediários até os finais. As aulas práticas em laboratórios e em campo ocorrem em todo decorrer do curso. O salário dos profissionais de Agronomia é regulamentado pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). O mínimo que um engenheiro agrônomo pode receber se trabalhar 8 horas por dia é 8,5 salários mínimos.

ALGUNS EXEMPLOS DE ÁREAS DE ATUAÇÃO:

– Administração rural: gestão de unidades de produção de propriedades rurais, desde o planejamento das compras até o gerenciamento de equipamentos e recursos humanos.

– Engenharia rural: projetos de obras em propriedades rurais, como nivelamento do solo e montagem de sistemas de irrigação.

– Fitotecnia: acompanhamento do cultivo e colheita de safras, visando aumentar a produtividade por meio da seleção de sementes, do emprego de adubos e do combate a pragas.

– Solo: preservação da fertilidade e controle de propriedades físicas dos solos, prescrevendo seu manejo.

Ficou interessado em saber mais sobre o curso de Agronomia FAF?? Clique no ícone do Whastapp disponível no lado inferior direito da sua tela e converse com um de nossos atendentes.

Dúvidas? Fale conosco!