ENTREVISTA – O engenheiro ambiental em tempos de crise no meio ambiente

Para marcar o Dia do Engenheiro Ambiental, celebrado neste dia 31/01, o FAFBLOG conversou com coordenadora do curso de Engenharia Ambiental FAF, Betânia Latini. Ela faz um balanço dos desafios enfrentados pelo profissional da área e ainda comenta sobre sua importância em tempos onde o planeta convive com o dilema do progresso e da preservação do meio ambiente. E claro, a coordenadora também falou sobre o curso. Confira:

FAFBLOG – O que é a Engenharia Ambiental?
BETÂNIA –  É um ramo da engenharia que estuda, avalia e propõe medidas mitigadoras para os impactos ambientais provenientes das atividades humanas e, ainda, atua na prevenção destes impactos para garantir o desenvolvimento sustentável.

F – Quando uma instituição deve contratar um engenheiro ambiental?
B – O engenheiro ambiental é contratado para realizar o licenciamento ambiental de uma empresa/instituição, elaborar estudo ambiental antes da realização de uma determinada atividade potencialmente poluidora, fazer o cadastro ambiental rural (CAR) de uma propriedade, ser responsável técnico de uma empresa e acompanhar as atividades nela desenvolvidas, garantindo que não haverá danos ao meio ambiente, realizar estudos e campanhas de educação ambiental, atuar na gestão de grandes projetos que envolvam equipes multidisciplinares, dentre outras atividades.

F – Falando sobre mercado, na sua visão, as perspectivas são boas para esse profissional?
B – A Engenharia Ambiental é tida como o curso do futuro, pois é cada vez maior a preocupação das pessoas e governantes com o desenvolvimento sustentável. E, para que a economia de um país cresça sem causar impactos ou com impacto mínimo, é essencial a atuação deste profissional tanto no campo quanto nas cidades.

F – Você sente que a área tem seu valor compreendido e reconhecido pela sociedade? Se não, o que falta para isso?
B –A sociedade ainda tem dúvidas ou desconhece a atuação do Engenheiro Ambiental e, muitas vezes, contrata o profissional quando é autuado pelos órgãos ambientais ou pela polícia ambiental. Para reverter este quadro é necessário, porém, a divulgação maior do curso de Engenharia Ambiental e das áreas de atuação do profissional, alertando a população para a importância de atendimento às leis ambientais vigentes no país e mostrando que, se não houver mudança de atitude, todos serão impactados pela poluição.

F – Nos últimos dias, Manhuaçu e região viveram dias de caos com as cheias. Quais são os nossos maiores desafios na área ambiental, em sua visão, e como o engenheiro ambiental pode ser relevante para a superação deles?
B – Os eventos de cheias estão intimamente ligados às questões ambientais. Chuvas intensas são eventos que acontecem e não há como evitar, entretanto, seus impactos podem ser reduzidos através da conscientização das pessoas para evitar construções às margens de rios, caracterizadas como áreas de preservação permanente, e em topos de morros. Além disso, é importantíssima a realização de campanhas contra o excesso de impermeabilização do solo, que contribui para aumentar o escoamento superficial da água, além da necessidade de se manter a vegetação nativa de pé. Esta vegetação é capaz de aumentar a infiltração da água de chuva no solo, contribuindo, assim, para redução dos eventos de cheia. Outro ponto é o excesso de resíduos sólidos que entopem os bueiros e contribuem para o alagamento das ruas. Todas estas questões estão associadas e devem ser trabalhadas com a população constantemente, além da atuação de profissionais, como o Engenheiro Ambiental, em projetos estruturais de contenção e minimização das cheias nos centros urbanos.

ASSISTA NO FAFTV: ENGENHARIA AMBIENTAL FAF

F – Falando sobre a graduação, como funciona o curso de Engenharia Ambiental? Quais são as áreas estudadas?
B – O curso de Engenharia Ambiental tem duração de 5 anos, com aulas teóricas e práticas em laboratório, além de aulas de campo e visitas técnicas. Desta forma,  objetiva-se proporcionar ao aluno a vivência prática do que é tratado em sala de aula e, assim, compreender de maneira mais fácil as áreas de atuação do profissional. O curso é multidisciplinar, abordando desde cálculo, física, química e biologia, nos períodos iniciais. A partir de 2 anos são ministradas matérias com conteúdos específicos do curso, como hidrologia, geologia, resíduos sólidos, qualidade da água, tratamento de esgotos, avaliação de impactos ambientais, entre outras.

F – Sua palavra final aos estudantes de engenharia ambiental e também aos que sonham um dia se formarem na área.
B – Vocês, futuros engenheiros ambientais, terão um papel essencial na conscientização das pessoas e proteção do meio ambiente, fato que os tornam profissionais “chave” na  promoção do desenvolvimento sustentável do país e na garantia da qualidade de vida às presentes futuras gerações.

Dúvidas? Fale conosco!