Graduação

Ciências Biológicas

O curso de Ciências Biológicas - Licenciatura na Faculdade do Futuro funciona em período noturno, com algumas aulas práticas aos sábados, previamente agendadas no início de cada semestre letivo.
O objetivo do curso é licenciar professores de Ciências e Biologia com formação pedagógica de excelência para atuar nas séries finais da Educação Fundamental e no Ensino Médio, bem como capacitá-los para atuar na pesquisa básica nas diferentes áreas das Ciências Biológicas e da Educação mediante complementação curricular. O Curso de Ciências Biológicas forma um profissional com área de atuação diversificada e com estreita relação com as questões emergenciais da atualidade, como os problemas ambientais, manutenção da biodiversidade, desenvolvimento sustentável, biotecnologias e educação, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida.
O biólogo licenciado pode atuar em escolas de ensino fundamental, médio e superior, instituições de pesquisa, além de diversas empresas e laboratórios públicos ou privados, de acordo com sua formação complementar. Entre as áreas de atuação do biólogo, o Guia do Estudante destaca: bioinformática e biotecnologia, especialmente nas áreas de melhoramento genético de plantas e animais, diagnóstico de doenças genéticas e determinação de paternidade; biologia de organismos aquáticos; controle de ornitofauna em aeroportos; controle de pragas agrícolas e vetores de doenças; e meio ambiente, através de inventários de fauna e flora para relatórios de impacto ambiental e recuperação de áreas degradadas. A área de sustentabilidade é destacada como em franco crescimento, uma vez que há um interesse crescente das empresas em vincular sua imagem à preservação ambiental.

O que você pode fazer?

Bioinformática - Desenvolver programas de computação para uso em pesquisas genéticas.
Biologia de organismos aquáticos - Pesquisar o cultivo, a reprodução e o beneficiamento de animais e organismos no mar ou em água doce. Controle de pragas e vetores - Planejar e aplicar técnicas para controlar a transmissão de doenças entre animais e diminuir o impacto de pragas em lavouras.
Ensino - Os licenciados podem lecionar em escolas dos ensinos fundamental e médio. Também no ensino superior através da obtenção do título de pós-graduação. Ambos podem, ainda, desenvolver ações educativas em museus e unidades de conservação. Genética e Biotecnologia - Criar, manipular, reproduzir e estudar organismos em laboratório, buscando a melhoria de espécies animais e vegetais. Pesquisar a utilização de microrganismos na produção de medicamentos e alimentos. Realizar exames para o diagnóstico de doenças genéticas ou a determinação da paternidade, com base na análise de DNA.
Gerenciamento costeiro - Administrar o uso do mar e do solo em regiões costeiras, com o objetivo de minimizar o impacto na biodiversidade e preservar a qualidade de vida na região.
Meio ambiente - Atuar em órgãos públicos e particulares, ONGs, parques e reservas ecológicas, fazendo o levantamento de populações de animais e vegetais, elaborando relatórios de impacto ambiental ou recuperando ambientes degradados.
Microbiologia - Investigar bactérias, fungos e vírus para a produção de alimentos e remédios.
Tempo normal de integralização em semestres:
7 semestres (3 anos e meio)

w3vision | mult propaganda