Graduação

Engenharia Civil

BACHARELADO
É o ramo da engenharia que projeta, gerencia e executa obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos. O engenheiro civil projeta, gerencia e acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma. Sua atuação inclui a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação. Com base nesses dados, o profissional desenvolve o projeto, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e definindo o material que será usado. No canteiro de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais. Ele também pode dedicar-se à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício.
O mercado para o engenheiro está aquecido em todo o país, e a expectativa é melhorar ainda mais nos próximos anos. O bom momento atual é reflexo do crescimento da economia e de projetos do governo federal como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Minha Casa Minha Vida, que aumentou a oferta de imóveis, o que beneficia o Engenheiro Civil. O aquecimento do mercado imobiliário nos últimos anos segue influenciando a grande procura por esse engenheiro. Outros setores apontados como promissores, são o de petróleo e gás, que deverão receber investimentos em obras de grande porte, como gasodutos, refinarias, plataformas, navios e estaleiros. Outras áreas com boa perspectiva são energia e saneamento básico.
Fonte: Guia do Estudante, 2011.

O que você pode fazer?

Construção urbana - Projetar, construir e reformar prédios e grandes instalações, como estádios esportivos, shopping centers e aeroportos. Estruturas e fundações - Projetar e edificar fundações e estruturas de madeira, aço ou concreto, que dão apoio às construções, calculando o material necessário e as dimensões da obra.
Gerência de recursos prediais - Manter em ordem a infraestrutura de prédios e estabelecer padrões de qualidade, ocupação e uso do espaço. Hidráulica e recursos hídricos - Projetar, gerenciar e executar obras de barragens, canais, reservatórios, sistemas de irrigação, drenagem ou obras costeiras.
Saneamento - Fazer o projeto e construir obras de saneamento básico, como redes de captação e distribuição de água e estações de tratamento de água e esgotos.
Transportes - Projetar e construir obras de infraestrutura, como rodovias, ferrovias, portos, metrôs e viadutos.
Tempo normal de integralização em semestres:
10 semestres (5 anos)
EMPRESA JR - ENGENHARIA (FACULDADE DO FUTURO)
GRANDE DIFERENCIAL PARA ALUNOS DE ENGENHARIA DA FACULDADE DO FUTURO
O objetivo da Empresa Jr. de Engenharia é proporcionar ao estudante a oportunidade de participar da identificação de problemas e suas possíveis soluções, utilizando os recursos técnicos da engenharia civil.

w3vision | mult propaganda