Graduação

Farmácia

De todas as áreas do conhecimento humano, a Farmácia assume um papel social por ser o campo de pesquisa científica e tecnológica para a produção e para o controle de medicamentos, dos quais depende, em grande parte, a recuperação da saúde.
O Farmacêutico não trabalha apenas com os medicamentos, desenvolve a qualidade de vida por estar a serviço do ser humano, promovendo, protegendo e recuperando a saúde individual e coletiva, atuando sempre em benefício do indivíduo, da coletividade e do meio ambiente, sem discriminação de qualquer natureza.
Para tanto, o Farmacêutico com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva atua em todos os níveis de saúde, dentro dos princípios da ética/ bioética, e estando presente em mais de 70 atividades na área de saúde.
O mercado de trabalho para o Farmacêutico tem como característica principal a ampla área de inserção profissional, ante as múltiplas possibilidades de seu campo de atuação. O Farmacêutico pode exercer as atividades referentes aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos. O profissional farmacêutico poderá atuar em farmácias hospitalares ou não, da rede pública ou privada, desenvolvendo atividades técnico-administrativas, nas organizações, na coordenação, execução e direção dos serviços das unidades de saúde e nos programas de saúde técnico-assistenciais; na supervisão de produção, administração e pesquisa e em indústrias de alimentos na área de controle de qualidade, ainda nas diversas áreas de análises clínicas (bioquímica, toxicológica, parasitológica, microbiológica, hematológica, imunológica, perícias forenses, controle terapêutico e pesquisa), bem como em farmácias de manipulação e dispensação; ainda, nas atividades de educação para a saúde individual e coletiva.
O propósito principal do Curso de Graduação em Farmácia da Faculdade do Futuro é, portanto, oferecer uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitando o aluno para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, sustentado pela ética, com sólida base científica e intelectual, buscando interdisciplinaridade e a necessidade de repensar constantemente os conhecimentos da área farmacêutica em decorrência da velocidade do desenvolvimento da ciência e da tecnologia, bem como seu papel social.

O que você pode fazer?

*Toxicologia forense: atuação em perícias técnicas das polícias civil e federal, para obter informações e provas em uma investigação policial.
*Controle de vetores e pragas urbanas: Atuação na aquisição, preparo e armazenamento das soluções concentradas e diluídas de inseticidas, bem como no gerenciamento e na supervisão do transporte e aplicação dos produtos. Vistoria, perícia e emissão de pareceres técnicos.
*Farmácia veterinária: Dispensação e manipulação de medicamentos específicos para animais de pequeno e grande porte.
*Farmácia oncológica: Manipulação em nível hospitalar de medicamentos utilizados para o tratamento do câncer (quimioterápicos).
*Assistência Farmacêutica em atendimento pré-hospitalar às urgências/ emergências: Atuação na padronização dos medicamentos para uso no atendimento pré-hospitalar e hospitalar; supervisionar os procedimentos de desinfecção dos materiais e equipamentos das ambulâncias; realizar atividades educativas relacionadas ao controle da infecção hospitalar dirigidas aos profissionais envolvidos na manipulação de pacientes; *Controle de qualidade e tratamento de água, potabilidade e controle ambiental: análise e o controle de qualidade de águas minerais e residuárias, para uso e consumo humano, bem como o controle de operação das estações de tratamento de água e esgotos domésticos e industriais, de piscinas, praias, balneários, hotéis e condomínios.
Tempo normal de integralização em semestres:
10 semestres (5 anos)

w3vision | mult propaganda