CPA

Dimensões a serem avaliadas

As Comissões setoriais operarão de acordo com os aspectos que deverão ser avaliados na Instituição. Tais dimensões estão baseadas no documento próprio do SINAES e outras, correspondendo ao contexto específico da Faculdade do Futuro.

Dimensão 1 – Análise de Documentos: Avaliação da articulação PDI,PPI e Planos de Cursos; Perfil de ingressantes e ingressos esperados pela Instituição; Coerência das ações planejadas com a missão institucional; Concretização das práticas pedagógicas identificando resultados, dificuldades, carências, possibilidades e potencialidades; Relação do PDI com o contexto social e econômico em que a Faculdade do Futuro está inserida; Grau de conhecimento e apropriação do PDI pela comunidade acadêmica.

Dimensão 2 – Avaliação de Ensino: Concepção e organização curriculares; Programas de ensino; Atuação docente; Produtividade discente; Condições físicas adequadas; Programas de apoio ao estudante; Sistema de monitorias; Planos de estágios; Uso de novas tecnologias educacionais; Estudos referentes às Diretrizes Curriculares Nacionais; etc.;

Dimensão 3 – Avaliação de Pesquisa: produtividade e relevância de dissertações e teses para as necessidades sociais e cientificas; Intercâmbio nacional e internacional; Formação de núcleos de pesquisa; Políticas de divulgação das produções; Práticas de formação de pesquisadores; Programas em andamento; Avaliação de dados da Capes; Condições físicas adequadas; Articulação com o ensino de graduação e com a extensão; Políticas de auxilio para eventos nacionais e internacionais; Programa de bolsas; Formação de Pesquisadores e profissionais para o magistério superior;

Dimensão 4 – Avaliação da Extensão e Responsabilidade Social: políticas de intervenção interna e externa; Qualidade dos serviços; Correspondência às necessidades do seu entorno; Ações voltadas para a formação da cidadania e da inclusão social de alunos; Participação dos estudantes, professores e funcionários e respectivos impactos; Formas de avaliação da atividades de extensão;

Dimensão 5 – Avaliação administrativa docente e técnico administrativo: funções existentes e executadas; Qualidade de serviço; Condições de trabalho; Clima organizacional; Política de admissão e de progressão; Programas de Qualificação Profissional; Processos e planos de preparação à aposentadoria;

Dimensão 6 – Avaliação de Gestão: plano de gestão adequado à missão institucional; Modos de participação e funcionamento dos órgãos colegiados; Mecanismos e investimentos de comunicação com a sociedade; Organogramas e modos de participação de toda a comunidade acadêmica; Políticas direcionadas à aplicação de recursos para programas de ensino, pesquisa e extensão;

Dimensão 7 – Avaliação da Infra-estrutura: Condições das instalações quanto localização, acessibilidade e circulação; Conservação e manutenção; Adequação da infra-estrutura da Instituição, desde salas de aula, laboratórios, equipamentos de informática, rede de informações e biblioteca e sua utilização nas práticas pedagógicas; Políticas institucionais de conservação, atualização e segurança;

Dimensão 8 – Avaliação dos ingressantes e egressos: Políticas de acesso, seleção e permanência dos estudantes; Políticas de participação dos estudantes nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e intercâmbio; Mecanismos de estudos sobre evasões, repetências, relação professor-aluno; Mecanismos de acompanhamento de egressos e de criação de educação continuada; Grau de participação dos egressos na vida acadêmica;

Dimensão 9 - Processos de Avaliação: Adequação da auto-avaliação ao PDI, PPI e outros planos institucionais; Procedimentos de Avaliação e resultados produzidos; Grau de dificuldades e mudanças necessárias; Efeitos dos processos de auto-avaliação nas dimensões estudadas;

Dimensão 10 – Sustentabilidade Financeira: Políticas de captação e alocação de recursos; Sustentabilidade financeira; Regularidade do pagamento dos salários; Cumprimento das obrigações trabalhistas; Disponibilidade de recursos ao pagamento dos impostos, taxas e tributos.

w3vision | mult propaganda