O que é a CPA

Com o objetivo de coordenar e articular o processo interno de avaliação, bem como sistematizar e disponibilizar informações e dados foi instituída pela Faculdade do Futuro, em observância à lei 10.861, de 14 de abril de 2004, uma Comissão de Auto-avaliação (CPA).

Composta por representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada, ao final do Processo de auto-avaliação, a CPA prestará contas de suas atividades aos órgãos colegiados superiores, apresentando relatórios, pareceres e, eventualmente, recomendações.

Busca-se com isso resultados que visem a melhoria da qualidade acadêmica e o desenvolvimento institucional pela análise consciente das qualidades, problemas e desafios para o presente e futuro.

Todos os membros da comunidade educativa – professores, estudantes, técnicos–administrativos, e outros grupos sociais relacionados estão chamados a se envolver nos processos avaliativos para a Integração, articulação e participação.

Além do objetivo principal que é oferecer os dados que o MEC considera determinantes para a fiscalização das Instituições de Ensino Superior vamos poder trabalhar os elementos obtidos em pesquisa e entrevistas para planejar os passos futuros. O que queremos e o que poderemos realizar e como nos organizaremos em termos de ações administrativas e educacionais.

A auto avaliação deve ser um processo cíclico, de reflexão e auto-consciência institucional. Criativo e renovador de análise e síntese das dimensões que definem a instituição. Um processo em que quem participa conquista direitos

Apresentação

A Lei 10.861 Institui SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior): integra 3 modalidades de avaliação:
Avaliação das Instituições de Educação Superior (AVALIES), em suas 2 etapas:
Auto-avaliação: coordenada pela Comissão Própria de Avaliação ( CPA);
Avaliação externa: realizada pelas comissões designadas pelo MEC/INEP
Avaliação dos Cursos de Graduação ( ACG): visitas in loco de comissões externas.
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ( ENADE): para iniciantes e concluintes, em amostras, com definição anual das áreas participantes.

Institui a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior ( CONAES), composta por:
I – 1 representante do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira -> é o órgão responsável pela operacionalização dos processos coordenados pela CONAES);
II -1 representante da CAPES (Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior);
III – 3 representantes do MEC;
IV – 1 representante do corpo discente, nomeado pelo Presidente da República;
V – 1 representante do corpo docente, nomeado pelo Presidente da República;
VI – 1 representante do corpo técnico-administrativo, nomeados pelo Presidente da República;
VII – 5 membros indicados pelo MEC, possuidores de notório saber.

Atribuições da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior ( CONAES), entre outras:
• Coordenar o processo de avaliação articulado e coerente em âmbito nacional;
• Definir prazos da avaliação;
• Assegurar a qualidade e a coerência do SINAES
• INCENTIVO À AUTO-AVALIAÇÃO -> Marco positivo
• MEC tornará público e disponível o resultado da avaliação;
• Resultados insatisfatórios -> celebração de protocolo de compromissos, com ações, prazos e metas, que será público e disponibilizado a todos os interessados;
• Se o protocolo não for cumprido -> penalidades:
• Suspensão temporária do processo seletivo;
• Cassação da autorização de funcionamento / reconhecimento de cursos da IES;
• Advertência/suspensão ou perda de mandato do dirigente responsável pela ação não executada