Buscar

Pós-Grad. L. Sensu Estrat. Saúde da Família

Pós Graduação Lato Sensu ESF - Estratégia Saúde da Família

Ao final do curso você terá adquirido competências voltadas para o trabalho em serviços de atenção primária à saúde, em especial, para a atuação na Estratégia Saúde da Família. A especialização promove o aprimoramento e capacitação dos profissionais, a fim de habilitá-los para o atendimento de saúde individual, familiar e coletiva.

Objetivos
Analisar de maneira crítica e reflexiva a Saúde Pública em seu contexto histórico e conceitual.

Ementa
O contexto histórico e conceitual da Saúde Pública no Brasil, seu surgimento e desenvolvimento. Análise crítico-reflexiva das Políticas de Saúde Pública no Brasil no contexto macro e micro institucionais. As relações entre Estado e Sociedade. A organização e funcionamento do SUS. Temas conjunturais e tendências de reformas no setor saúde.

Docente(s)
Ms. Cláudia Aarestrup

Carga Horária
20 horas

Objetivos
Discutir aspectos importantes da vigilância epidemiológica e sua aplicabilidade no cenário das políticas públicas de saúde no Brasil.

Ementa
O raciocínio epidemiológico. Epidemiologia descritiva e analítica. Indicadores de saúde. Sistemas de informações em saúde. Vigilância epidemiológica das doenças de notificação obrigatória. Programa Nacional de Imunização. Sistema Nacional, objetivos e funções da vigilância Epidemiológica.

Docente(s)
Ms. Maria Cristina Caldeira

Carga Horária
20 horas

Objetivos
Compreender a importância da vigilância sanitária e ambiental na prevenção e minimização de agravos à saúde do homem e do ambiente.

Ementa
A vigilância de alimentos, de produtos e serviços, do meio ambiente e do local de trabalho. Principais zoonoses. Programas de controle de vetores. A vigilância sanitária e ambiental no contexto da área de abrangência da Unidade de Saúde da Família. A contribuição das ações de vigilância Sanitária e Ambiental na promoção da saúde e prevenção de doenças.

Docente(s)
Dr. Juber de Souza Pereira

Carga Horária
20 horas

Objetivos
Preparar o profissional da área de saúde para a interpretação de exames da rotina laboratorial: bioquímicos, hematológicos, urianálises, parasitológicos e imunológicos.

Ementa
Introdução às técnicas básicas de coletas de amostras biológicas. Discutir sobre os métodos laboratoriais, suas variações e principais interferentes. Discutir sobre a finalidade, o procedimento e a interpretação dos principais exames laboratoriais relacionados com a hematologia, a parasitologia, a sorologia, dosagens eletrolíticas, provas das funções renal e hepática.

Docente(s)
Dr. Lidiane Kholer

Carga Horária
20 horas

Objetivos
Compreender os mecanismos moleculares de ação das classes de fármacos discutidas, bem como suas implicações fisiológicas, para então adquirir a capacidade de discutir sua farmacocinética, farmacodinâmica, aplicações terapêuticas, efeitos adversos e interações medicamentosas.

Ementa
Farmacologia geral; farmacocinética; mecanismo de ação de drogas; Interação medicamentosa; farmacologia da inflamação; farmacologia respiratória; farmacologia cardiovascular e renal; farmacologia do sistema endócrino; farmacologia do sistema nervoso; vitaminas e sais minerais; alimentação enteral.

Docente(s)
Dr. Rafael Perígolo

Carga Horária
20 horas

Objetivos
Identificar aspectos conceituais e práticos da construção, implementação, avaliação e monitoramento da Estratégia de Saúde da Família.

Ementa
Saúde da família e atenção básica de saúde como conceitos estruturantes do Sistema Único de Saúde, suas estratégias, Atos e Ações. Análise conceitual e filosófica das diversas estruturas familiares, assim como, suas relações com o processo saúde-doença. Os programas de saúde de acordo com o momento e o ciclo de vida, desde a concepção até o envelhecimento. O trabalho e o emprego e a satisfação das necessidades humanas.

Docente(s)
Ms. Elson santos Oliveia

Carga Horária
20 horas

Objetivos
Assistir a criança, o adolescente e a mulher no nível básico de assistência, considerando sua singularidade, seu contexto familiar e social bem como seus direitos de cidadania

Ementa
Introdução na história gravídico-puerperal, situação da infância e adolescência no Brasil na perspectiva das políticas públicas de saúde. Semiologia e semiotécnica específica do neonato. O aleitamento materno e a alimentação infantil. A mulher e sua história na sociedade brasileira. Relações sociais de gênero e poder, suas influências no processo saúde-doença.

Docente(s)
Esp. Elciana Emerick Coelho

Carga Horária
20 horas

Objetivos
Proporcionar aos pós-graduandos uma visão geral das condições de saúde do adulto e do idoso, complementando assim, a construção de conhecimentos e o desenvolvimento de atitudes e habilidades sobre a assistência integral a clientes adultos e idosos na unidade do PSF, com alterações orgânicas, funcionais e emocionais.

Ementa
Atividades de formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas para a saúde do adulto e do idoso. Os principais problemas de saúde nas diferentes especialidades, incluindo problemas cardiovasculares, gastrintestinais, neurológicos, respiratórios, osteomusculares, renais, urológicos, endócrinos, neurológicos e mentais.

Docente(s)
Ms. Flávia Lugão

Carga Horária
20 horas

Objetivos
Identificar e intervir de maneira integral nas condições de vida que interferem na saúde mental, bem como as situações de risco e vulnerabilidade no seio familiar.

Ementa
Políticas Públicas Sociais no Brasil e o papel da saúde no atendimento às demandas da saúde mental. Os aspectos sistêmicos da saúde mental, tais como a reforma psiquiátrica, bem como, os novos modelos de atenção à saúde mental com ênfase no indivíduo, família e comunidade.

Docente(s)
Em breve

Carga Horária
30 horas

Objetivos
Compreender as especificidades das políticas de saúde pública, marco conceitual e aplicabilidade no cenário contemporâneo. Discutir o processo saúde doença com ênfase no seio familiar e na comunidade com vistas a contribuição para implementar projetos de mudança para aprimoramento da assistência à saúde.

Ementa
Planejamento, desenvolvimento e avaliação de método de apreensão do processo saúde-doença na família e na comunidade. Estudo da estrutura e funcionamento das instituições e suas relações com os serviços de saúde pública. Caracterização social, econômica e sanitária da população abrangida. Proposição e participação na implementação de medidas de intervenção no campo de saúde, em âmbito coletivo e individual.

Docente(s)
Ms. Naira Agostini

Carga Horária
20 horas

Objetivos
Proporcionar o desenvolvimento das capacidades necessárias para compreender o processo de gestão em saúde e particularmente em serviços de saúde, tomando por referência o arcabouço, as diretrizes de organização e o funcionamento do SUS. Estudo da estrutura e funcionamento das instituições e suas relações com os serviços de saúde.

Ementa
Caracterização social, econômica e sanitária da população abrangida. Proposição e participação na implementação de medidas de intervenção no campo de saúde, em âmbito coletivo e individual.

Docente(s)
Ms. Claudia Aarestrup

Carga Horária
30 horas

Objetivos
Proporcionar o desenvolvimento das capacidades necessárias para desenhar e organizar um juízo crítico acerca das práticas em saúde pública no Brasil, bem como, discutir e refletir sobre a Medicina Baseada em Evidências, com ênfase em estudos sobre diagnóstico, tratamento, prognóstico e causalidade.

Ementa
O uso da medicina baseada em evidências para o processo decisório nas práticas biomédicas. A epidemiologia como fonte de evidências para a saúde pública. Análise de decisões clínicas. Tomada de decisões com base em pesquisas clínicas. Conceito de educação permanente e diferenciação da educação continuada. Processo de trabalho em saúde, trabalho em equipe, inversão do modelo de atenção e estruturação dos serviços de saúde a partir da educação permanente. Incorporação da educação aos programas de saúde pública. Aprender a aprender. Saber identificar e utilizar as principais bases de dados para pesquisa bibliográfica e, identificar as fontes confiáveis e artigos de qualidade.

Docente(s)
Dr. Roberto Carlos

Carga Horária
20 horas

Objetivos
Estudar e analisar a tecnologias de informação disponíveis para a prática assistencial em saúde, principalmente, aquelas referentes ao conjunto de indicadores básicos para acompanhamento epidemiológico periódico.

Ementa
A qualidade dos dados gerados nos sistemas de informação de saúde. O uso regular desses dados por serviços e instituições acadêmicas da área de saúde. Obtenção de informações. Periodicidade do fluxo de fornecimento dos dados e do criterioso preenchimento dos instrumentos de coleta (fichas de notificação e investigação, declaração de óbito, declaração de nascido vivo, boletins de atendimento, autorizações de internação, relatórios etc). A transformação desses dados (valor quantitativo obtido para caracterizar um fato ou circunstância) em informações (análise descritiva dos dados). A organização destes dados em tabelas e gráficos, que, dependendo do grau de complexidade das análises, podem ser realizados por todos os profissionais, ou por alguns com capacitação específica.

Docente(s)
Dr. Luiz Santiago

Carga Horária
30 horas

Objetivos
Compreender o processo de pesquisa para os mecanismos técnicos e científicos no desenvolvimento de uma pesquisa.

Ementa
A Pesquisa Científica. Metodologia Geral da pesquisa: uma visão geral. Tipos de pesquisa. O método de pesquisa: definição do método, tipos de métodos, coleta de dados, definição de amostra. Análise dos dados e conclusões. Elaboração e apresentação do relatório de Pesquisa

Docente(s)
Dr. Carlos Roberto

Carga Horária
20 horas

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support