Buscar

PÓS-GRAD. L. SENSU NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO

Informações iniciais

Objetivos
Em breve

Ementa
Macroscopia e microscopia do sistema nervoso. As principais divisões do sistema nervoso. Sistema nervoso periférico. Sistema nervoso central. Principais vias aferentes e deferentes. Correlações, estrutura e função. Funcionamento do sistema nervoso. Comunicação entre células nervosas. Neurotransmissão. Princípios gerais de farmacologia (farmacocinética e farmacodinâmica). Filogênese do sistema nervoso. Ontogênese do sistema nervoso. Embriologia. Períodos sensíveis e marcos no desenvolvimento da infância e adolescência. Envelhecimento do sistema nervoso.

Docente(s)
Prof. Dr. Ramon Moreira Cosenza

Carga Horária
40 horas

Objetivos
Em breve

Ementa
Princípios gerais de evolução e hereditariedade. Dógma central da biologia molecular. Mutações e polimorfismos. Genética comportamental. Síndromes genéticas.

Docente(s)
Profª. Drª. Ana Paula Mendes

Carga Horária
20 horas

Objetivos
Em breve

Ementa
Evolução das técnicas de estudo do cérebro. Métodos de eletrofisiologia. Métodos de neuroimagem estrutural. Métodos de neuroimagem funcional. Métodos comportamentais.

Docente(s)
Prof. Msc. Carlos Guilherme Schlottfeldt

Carga Horária
10 horas

Objetivos
Breve

Ementa
Revisão integrativa da literatura e seus diferentes formatos. Orientações gerais para elaboração do trabalho de conclusão de curso.

Docente(s)
Prof. Dr. Rafael Perígolo

Carga Horária
10 horas

Objetivos
Em breve

Ementa
Processamento de informação pelas vias sensoriais. Percepção: atribuição de significado aos estímulos sensoriais. Transtornos da sensação e da percepção. Motricidade fina e motricidade grossa. Planejamento motor. Transtornos da motricidade e do planejamento motor. Praxias e apraxias. Bases neurobiológicas.

Docente(s)
Prof. Msc. Maicon Albuquerque

Carga Horária
10 horas

Objetivos
Em breve

Ementa
Processo e aquisição de informação. O fracionamento da memória retrógrada: eixo temporal de conteúdo e tipos de processos. Aprendizagem e memória declarativa e não declarativa. Bases neurobiológicas.

Docente(s)
Prof. Dr. Jonas Jardim

Carga Horária
10 horas

Objetivos
Em breve

Ementa
O fracionamento da linguagem: semântica, sintaxe, fonética e pragmática. Modelos neurocognitivos de leitura, escrita e matemática. Bases neurobiológicas.

Docente(s)
Prof. Msc. Thales Coutinho

Carga Horária
10 horas

Objetivos
Em breve

Ementa
Cognição social e personalidade. Semântica social e pragmática social. Bases neurobiológicas.

Docente(s)
Prof. Msc. Thales Coutinho

Carga Horária
10 horas

Objetivos
Em breve

Ementa
O desenvolvimento sensorial, motor, social e cognitivo de zero a dois anos.

Docente(s)
Prof.ª Dr.ª Júlia Beatriz Silva

Carga Horária
10 horas

Objetivos
Em breve

Ementa
O desenvolvimento sensorial, motor, social e cognitivo de três a cinco anos.

Docente(s)
Prof.ª Dr.ª Júlia Beatriz Silva

Carga Horária
10 horas

Objetivos
Em breve

Ementa
O desenvolvimento sensorial, motor, social e cognitivo de cinco a dez anos.

Docente(s)
Prof.ª Dr.ª Júlia Beatriz Silva

Carga Horária
10 horas

Objetivos
Em breve

Ementa
O desenvolvimento sensorial, motor, social e cognitivo de 10 a 20 anos.

Docente(s)
Prof.ª Dr.ª Júlia Beatriz Silva

Carga Horária
10 horas

Objetivos
Em breve

Ementa
Em breve

Docente(s)
Prof.ª Msc. Thais Dell’Oro Oliveira

Carga Horária
10 horas

Objetivos
Em breve

Ementa
Relação entre ambiente e biologia. Suas implicações para o desenvolvimento do sistema nervoso. O impacto da pobreza sobre o desenvolvimento neuropsicológico. Políticas públicas e o desenvolvimento neurocognitivo.

Docente(s)
Prof. Msc. Thales Coutinho

Carga Horária
10 horas

Objetivos
Em breve

Ementa
Transtornos do espectro ansiedade-depressão em crianças e adolescentes.

Docente(s)
Prof.ª Msc. Kelly Pereira

Carga Horária
10 horas

Objetivos
Em breve

Ementa
Transtornos da auto-regulação cognitivo-comportamental. Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Transtorno de oposição desafiante. Transtorno de conduta. Desregulação grave do humor.

Docente(s)
Prof.ª Msc. Kelly Pereira

Carga Horária
10 horas

Objetivos
Em breve

Ementa
Transtornos do espectro autista. Transtorno não-verbal da aprendizagem. Deficiência intelectual e altas habilidades no espectro autista.

Docente(s)
Prof.ª Msc. Andressa Moreira

Carga Horária
10 horas

Objetivos
Em breve

Ementa
Transtornos da aprendizagem da leitura, escrita e aprendizagem. Diferenças entre dificuldades de aprendizagem e transtornos de aprendizagem.

Docente(s)
Prof.ª Msc. Gabrielle Chequer

Carga Horária
10 horas

Objetivos
Em breve

Ementa
O conceito de altas habilidades e sua evolução na psicologia das diferenças individuais. Neurociência no conceito de inteligência. Coexistência de super-habilidades e transtornos do neurodesenvolvimento.

Docente(s)
Prof. Msc. Emanuel Gonçalves

Carga Horária
10 horas

Objetivos
Em breve

Ementa
Deficiência mental e suas variações fenomenológicas e etiológicas.

Docente(s)
Prof.ª Msc. Andressa Moreira

Carga Horária
10 horas

Objetivos
Em breve

Ementa
Diferenças entre transtornos e dificuldades de aprendizagem. Técnicas e exame complementar no contexto interdisciplinar.

Docente(s)
Prof. Msc. Emanuel Gonçalves

Carga Horária
10 horas

Objetivos
Em breve

Ementa
Neurociências e pedagogia baseada em evidências. Mapeamento de alvos terapêuticos e estabelecimentos de plano de intervenção relacionados ao baixo desempenho na matemática.

Docente(s)
Prof.ª Giulia Moreira (Mestranda em Neurociências ICB-UFMG)

Carga Horária
10 horas

Objetivos
Em breve

Ementa
Neurociências e pedagogia baseada em evidências. Mapeamento de alvos terapêuticos e estabelecimentos de plano de intervenção relacionados nas dificuldades de autoregulação cognitiva e comportamental e da atenção.

Docente(s)
Prof. Msc. Emanuel Gonçalves

Carga Horária
10 horas

Objetivos
Em breve

Ementa
Neurociências e pedagogia baseada em evidências. Mapeamento de alvos terapêuticos e estabelecimentos de plano de intervenção nas dificuldades motoras finas e grossas.

Docente(s)
Prof.ª Msc. Larissa Faria

Carga Horária
10 horas

Objetivos
Em breve

Ementa
Neurociências e pedagogia baseada em evidências. Mapeamento de alvos terapêuticos e estabelecimentos de plano de intervenção em crianças com dificuldades motoras finas e grossas. A estimulação motora e seu impacto na cognição.

Docente(s)
Prof.ª Giulia Moreira (Mestranda em Neurociências ICB-UFMG)

Carga Horária
10 horas

Objetivos
Em breve

Ementa
Orientação de pais sobre neurocognição e comportamento. Dicas para modificação de comportamentos disfuncionais.

Docente(s)
Prof.ª Msc. Thais Dell’Oro Oliveira

Carga Horária
10 horas

Objetivos
Em breve

Ementa
Orientação de professores sobre neurocognição e comportamento. Dicas para modificação de comportamentos disfuncionais.

Docente(s)
Prof.ª Msc. Gabrielle Chequer

Carga Horária
10 horas

Objetivos
Em breve

Ementa
Em breve

Docente(s)
Prof. Msc. Emanuel Gonçalves

Carga Horária
10 horas

Objetivos
Em breve

Ementa
Em breve

Docente(s)
Prof. Msc. Thales Coutinho

Carga Horária
40 horas

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support