Buscar

Pós Grad. L. Sensu Oncologia

Pós Graduação Lato Sensu Oncologia

Ao final do curso você será capaz de atuar em hospitais oncológicos, clínicas especializadas, podendo desenvolver atividades de prevenção, detecção precoce, tratamento e reabilitação de pacientes oncológicos.

Objetivos
Identificar e descrever os mecanismos de desenvolvimento de tumores

Ementa
Oncogenética e farmacogenética. Biologia do câncer. Marcadores preditivos de resposta terapêutica. Resistência múltipla às drogas. Imunologia do câncer. Princípios dos agentes antineoplásicos.

Docente(s)
Ms. Enfª Naira Agostini – Faculdade do Futuro
Doutorando Farmacêutico Neimar Silva – INCA

Carga Horária
20 horas

Objetivos
Identificar o câncer como um grave problema de saúde pública no Brasil; descrever as principais ações e políticas de prevenção e controle.

Ementa
Identificar e descrever os mecanismos de desenvolvimento de tumores Oncogenética e farmacogenética. Biologia do câncer. Marcadores preditivos de resposta terapêutica. Resistência múltipla às drogas. Imunologia do câncer. Princípios dos agentes antineoplásicos.

Docente(s)
Ms. Enfª Carmen Lucia de Paula – INCA

Carga Horária
20 horas

Objetivos
Conhecer os cenários, recursos e métodos para o diagnóstico das doenças oncológicas, bem como as condutas profissionais relacionadas.

Ementa
Técnicas de imagem. Patologia. O papel do estadiamento na medicina baseada em evidências

Docente(s)
Drª Enfª Laísa Lós – INCA
Psicóloga Doutoranda Keila de Moraes Carnavalli – INCA

Carga Horária
20 horas

Objetivos
Epidemiologia, história natural e características dos tumores sólidos e hematológicos

Ementa
Câncer de pele e melanoma, câncer de cabeça e pescoço, tumores endócrinos, câncer de pulmão, câncer de fígado, carcinoma esofágico, câncer de estômago, câncer de pâncreas, câncer de cólon e reto, câncer de mama e ginecológico, câncer de próstata e do trato gênito-urinário, tumores do sistema nervoso central, sarcomas de partes moles, leucemias, linfomas, síndrome mielodisplásica, mieloma múltiplo, neoplasias relacionadas a AIDS, especificidade do câncer nos idosos.

Docente(s)
Esp. Enfª Valéria Pedro – INCA
Dr. Fábio Reder (Medico/Oncologista Clínico)

Carga Horária
20 horas

Objetivos
Conhecer as condutas, protocolos terapêuticos, fármacos e terapias de suporte utilizadas para tratar pacientes portadores de tumores e as complicações relacionadas ao tratamento e à doença

Ementa
Princípios da oncologia clínica. Quimioterapia. Imunoterapia. Iodoterapia.

Docente(s)
Ms. Farmacêutico Arthur Lopes
Dr. Fábio Reder (Medico/Oncologista Clínico)

Carga Horária
20 horas

Objetivos
Conhecer o quadro clínico de pacientes oncológicos com vistas à prevenção e intervenção relativas a possíveis complicações decorrentes do tratamento ou da doença.

Ementa
Apoio do serviço de hemoterapia ao paciente oncológico, anemia e câncer, câncer e trombose, distúrbios hemorrágicos em câncer, síndrome de veia cava superior, síndrome de lise tumoral, neutropenia febril.

Docente(s)
Ms.Enfª Naira Agostini

Carga Horária
20 horas

Objetivos
Sistematizar os elementos conceituais, metodológicos e éticos que compõem a investigação científica no campo da oncologia.

Ementa
A pesquisa e o método científico em saúde: histórico e definições. Trabalhos acadêmicos: definições, classificações e principais delineamentos. As fases da pesquisa científica: métodos de coleta e análise de dados. Pesquisa epidemiológica: desenhos, aplicações e noções de bioestatística. Pesquisa social: principais classificações e desenhos de pesquisa. Instrumentos de coleta de dados. Fontes de informação: tipos, validade, principais bases de dados em saúde. Aspectos operacionais da revisão de literatura e do uso de bases de dados em saúde para a delimitação e justificativas dos estudos. Utilizando tutoriais (Bireme/BVS e Pubmed). Documentos e normas nacionais e internacionais. Termo de consentimento livre e esclarecido. CEP. Plataforma Brasil.

Docente(s)
Dr. Farmacêutico Rafael Perígolo
Dr Enf. Juliano Santos – INCA

Carga Horária
20 horas

Objetivos
Descrever e discutir os princípios e efeitos adversos dos tratamentos radioterápicos e cirúrgicos.

Ementa
Fundamentos da radioterapia. Fundamentos das cirurgias oncológicas. Cirurgias diagnósticas, curativas e paliativas.

Docente(s)
Ms.Enfª Carmen Lucia de Paula – INCA
Ruston da Matta (Cirurgião Oncológico)

Carga Horária
20 horas

Objetivos
Apresentar e discutir a atuação profissional nos serviços de transplante de medula óssea e banco de tumores e sua contribuição no contexto científico e social

Ementa
Transplante de Células Tronco Hematopoiéticas, Banco de Sangue e Cordão Umbilical e Banco Nacional de Tumores.

Docente(s)
Enfª Vanessa Oliveira Bastos – INCA

Carga Horária
20 horas

Objetivos
Discutir os fundamentos de cuidados paliativos e os seus objetivos para a equipe multidisciplinar

Ementa
Manejo da dor e controle de sintomas. Qualidade de vida. Comunicação de notícias difíceis.Espiritualidade.

Docente(s)
Esp. Enfª Angélica Maria – INCA
Ms. Enfª Naira Agostini

Carga Horária
20 horas

Objetivos
Apresentar a atuação do enfermeiro nos diversos contextos de cuidado ao paciente oncológico

Ementa
Avaliação inicial de enfermagem em oncologia, sistematização da assistência de enfermagem em oncologia, cuidado integral em oncologia, atuação de enfermagem nos contextos ambulatoriais, clínicos, cirúrgicos e paliativos.

Docente(s)
Drª Enfª Laísa Lós – INCA
Ms Enfª Carmen de Paula – INCA

Carga Horária
20 horas

Objetivos
Apresentar recursos teóricos e práticos para atuarem de forma interdisciplinar; Proporcionar aos alunos e profissionais da saúde o desenvolvimento de um olhar bio-psico-socio-espiritual do ser humano; Fornecer aos alunos a introdução aos conceitos da Psicossomática.

Ementa
Conceitos e identificação dos estados emocionais que envolvem o adoecer. Introdução a Psiconeuroimunologia.Estresse e Depressão e sua influência no processo do adoecimento. Identificação. O paciente e a família. O paciente e a equipe. Tanatologia: O estudo sobre a morte e o morrer. Os aspectos psicoespirituais do paciente.

Docente(s)
Esp. Psicóloga Fernanda Reis – ACERTE – Prefeitura RJ
Psicóloga Doutoranda Keila de Moraes Carnavalli – INCA

Carga Horária
20 horas

Objetivos
Identificar e conhecer o quadro clínico dos pacientes oncológicos, realizar avaliação específica e prestar assistência fisioterapêutica nos diferentes níveis de atenção. Discutir os casos clínicos com a equipe.

Ementa
Legislação e diretrizes da Fisioterapia na Atenção Oncológica. Perfil do paciente oncológico. Alterações venolinfáticas. Metástase óssea. Fisioterapia respiratória. Fisioterapia nos tumores ginecológicos. Fisioterapia nos tumores ginecológicos.Fisioterapia no câncer de mama. Fisioterapia em cuidados paliativos. Intervenções de reabilitação em pacientes oncológicos ambulatoriais. Tratamento de linfededema. Grupos e ações e orientação e apoio no seguimento de pacientes submetidos a tratamentos oncológicos.

Docente(s)
Dra. Fisioterapeuta Flávia Maria Ribeiro Vital

Carga Horária
20 horas

Objetivos
Descrever a triagem nutricional, avaliação e diagnóstico do estado nutricional de pacientes oncológicos a partir de métodos subjetivos e objetivos, considerando o estado fisiológico e as enfermidades apresentadas.

Ementa
Obesidade e câncer. Avaliação nutricional no câncer. Fatores alimentares na prevenção e no controle do câncer.Estado nutricional na prevenção e no controle do câncer. Estratégias internacionais e nacionais sobre alimentação e nutrição para prevenção e controle do câncer. Sobrevivente de câncer: definições, objetivos e planejamento da assistência nutricional. Nutrição e controle de sintomas nos tratamentos oncológicos. Nutrição e cuidados paliativos.

Docente(s)
Ms Nutricionista Georgia Bentes – COI
Ms Nutricionista Camila Santos Rodrigues

Carga Horária
20 horas

Objetivos
Discutir a política de saúde serviço social e direitos dos pacientes com câncer.

Ementa
Política de Saúde e Serviço Social. Serviço Social e Oncologia: atuação do assistente social e determinantes sociais do adoecimento. Processos de trabalho multiprofissional em oncologia. Direitos dos Pacientes com câncer. Legislações Sociais (Estatuto do Idoso, ECA, previdência social, LOAS, etc.) e Adoecimento por câncer.

Docente(s)
Ms. Assist. Social Débora Louzada – INCA

Carga Horária
20 horas

Objetivos
Apresentar as funções/atuações do farmacêutico no contexto do paciente oncológico.

Ementa
Interface administrativa e clínica de atuação. Conceitos de biossegurança relacionadas a manipulação de quimioterapia antineoplásica e os riscos ocupacionais. Protocolos quimioterápicos. Terapia alvo. Terapia hormonal. Farmácia Clínica. Farmacovigilância. Manipulação de Nutrição Parenteral. Enfoque e discussão de um tratamento humanizado e equipe multiprofissional.

Docente(s)
Farmacêutica Roberta Souza Cruz Barros
Ms. Farmacêutico Arthur Lopes

Carga Horária
20 horas

Objetivos
Estudar o Câncer Infantil em sua diversidade de tipos, características, tratamentos e demandas de cuidados, priorizando a detecção precoce.

Ementa
Análise dos tipos de tumores pediátricos e seus respectivos tratamentos. Interface entre os tumores e seus tratamentos com os cuidados de enfermagem direcionados a criança e/ou adolescente e sua família. Discussão de casos clínicos observando a importância da enfermagem no diagnóstico, tratamento e cuidados paliativos. A Epidemiologia do Câncer Infantil; A Detecção Precoce: Caracterização dos sinais e sintomas do Câncer Infantil; Tumores Abdominais – Wilms, Neuroblastoma, Hepatoblastoma. Sarcomas não Rabdomio – Osteossarcoma, Tumores da família de Ewing. Rabdomiossarcoma . Tumores de Sistema Nervoso Central. Retinoblastoma. Tumores de Células germinativas . Alta Hospitalar /Cuidado Domiciliar. Discussão de Casos.

Docente(s)
Ms. Enfª Tátila Lobo Rangel – INCA
Ms. Enfª Rosana Fidélis – INCA

Carga Horária
20 horas

Objetivos
Apresentar e discutir de forma interdisciplinar as demandas dos serviços visando a resolutividade e a manutenção da humanização e padrão de qualidade.

Ementa
Política Nacional de Humanização. Recepção Integrada. Clínica Ampliada. Acolhimento. Classificação de Risco. Indicadores de Qualidade em Saúde. Educação Permanente. Relacionamento interpessoal. Educação em Saúde.

Docente(s)
Farmacêutica Roberta Souza Cruz Barros
Dr. Fábio Reder

Carga Horária
20 horas

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support