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PÓS-GRAD. L. SENSU TREINA. PERSONALIDADE

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU TREINAMENTO PERSONALIZADO

Ao final do curso você terá adquirido conhecimentos que possibilitem um suporte para elaboração de treinamentos personalizados, assim como, de produção científica, além de obter conhecimentos referenciais para elaboração de um treinamento individualizado, considerando as características dos diferentes públicos-alvo.

Objetivos
Em breve

Ementa
Fenômenos fisiológicos ocorrentes no organismo como efeito do exercício crônico; relações com treinamento, meio ambiente, estado nutricional, crescimento, desenvolvimento, envelhecimento e saúde. Respostas agudas e crônicas nos sistemas: endócrino, neuromuscular, cardiovascular e respiratório ao exercício. Bioenergética. Mensuração do gasto energético. Avaliação funcional. Recuperação após o exercício. Influência do ambiente no exercício. Exercício na infância, na adolescência, no envelhecimento e em populações especiais. Introdução ao estudo da fisiologia do exercício. Sistemas de produção de energia e fontes energéticas. Sistema endócrino e exercício físico. Atividades no laboratório

Docente(s)
Prof. Dr. Fabiano Novaes Curso de Educação Física da FAF – Manhuaçu

Carga Horária
15 horas

Objetivos
Em breve

Ementa
Estudo do movimento humano baseado em conceitos da mecânica e aspectos anatômico-funcionais, visando a segurança, eficiência técnica dos movimentos e redução do risco de lesões. Técnicas de análise do movimento em biomecânica. Conceitos neurofisiológicos relacionados à produção e controle de movimento e da força. Cinética, Cinemática e Artrocinemática. Aplicação teórico/prática na formação de alavancas nas articulações, torque, vantagem mecânica, recrutamento muscular em cadeias cinéticas e eficiência em diferentes exercícios de musculação. Aplicação de conceitos biomecânicos e cinesiológicos na análise da marcha e em diferentes técnicas de corrida, tipos de pisada, força de reação do solo.

Docente(s)
Prof. Esp. Henrique Taveira Mestrando em Educação Física – UFES Curso de Educação Física da FAF – Manhuaçu

Carga Horária
15 horas

Objetivos
Em breve

Ementa
Princípios básicos do treinamento físico. Preparação física no treinamento esportivo para indivíduos saudáveis e populações especiais. Prescrição e orientação de atividades físicas para indivíduos saudáveis e populações especiais. Prescrição e orientação de atividades, métodos e técnicas de relaxamento convencionais e alternativos para indivíduos saudáveis e populações especiais.

Docente(s)
Prof. Ms. Victor Gasparini Neto – UFES

Carga Horária
15 horas

Objetivos
Em breve

Ementa
Conceitos de testes, medidas e avaliações. Variáveis psicométricas. Estudo de cineantropometria em suas variáveis morfológicas e variáveis funcionais. Testes de laboratório e de campo. Aplicação prática da cineantropometria à prescrição do treinamento personalizado para diferentes finalidades.

Docente(s)
Dr. Marcelo Ricardo Dias

Carga Horária
15 horas

Objetivos
Em breve

Ementa
Estudo da bioenergética, do metabolismo e necessidade nutricional e energética peculiar da prática esportiva. Função dos macronutrientes (proteínas, carboidratos, lipídios) e micronutrientes (vitaminas e minerais). Fontes naturais de nutrientes. Tipos de dietas com diferentes objetivos, dieta metabólica de alto consumo lipídico, carbo loading. Nutrição aplicada às necessidades de atletas e praticantes de musculação, corrida e ciclismo. Estratégias nutricionais com objetivo estético, do desempenho e salutar. Suplementação esportiva básica para diferentes necessidades. Recursos ergogênicos farmacológicos: desempenho humano, indicações, riscos, efeitos adversos e benefícios.

Docente(s)
Em breve

Carga Horária
30 horas

Objetivos
Em breve

Ementa
A docência no ensino superior. Aula universitária, processo didático e seus elementos. O Planejamento e as possibilidades didáticas de organização de planos de ensino. Metodologias didáticas na docência no ensino superior. Relação pedagógica na aula universitária e mediação docente. Avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções teóricas e práticas, elaboração de instrumentos avaliativos.

Docente(s)
Em breve

Carga Horária
15 horas

Objetivos
Em breve

Ementa
Estudo do pensamento científico. A pesquisa científica nas ciências biológicas. Fases da pesquisa científica. Métodos de pesquisa em atividade física. Os delineamentos de pesquisa em atividade física.

Docente(s)
Em breve

Carga Horária
15 horas

Objetivos
Em breve

Ementa
Conceitos e evolução histórica do treinamento de força. Estímulos, adaptação biopositiva e supercompensação objetivando a hipertrofia, resistência muscular, força e potência. Princípios do treinamento físico aplicados ao treinamento de força. Conceitos básicos para análises das necessidades, testes de força, seleção dos exercícios, estrutura do programa, prescrição, desenvolvimento e controle do programa de treinamento de força. Treinamento de força para diferentes populações.

Docente(s)
Em breve

Carga Horária
15 horas

Objetivos
Em breve

Ementa
Aprofundamento de estudos sobre meios, métodos, princípios de treinamento e variáveis intervenientes no treinamento de força. Periodização, carga de treino e controle das variáveis aplicadas ao treinamento de força e suas fases. Estudo da fundamentação teórica e emprego prático de métodos de alta intensidade como HIT, Heavy Duty, MIT e métodos pautados em sobrecarga metabólica como FST-7, treinamento por oclusão. Tópicos gerais e diferenças sobre treinamento em bodybuilding, powerlifting e halterofilismo. Treinamento Pliométrico e transferência para esportes que dependem de potência.

Docente(s)
Em Breve

Carga Horária
15 horas

Objetivos
Em breve

Ementa
Esta disciplina compreende a descrição e análise das capacidades físicas com relação ao rendimento esportivo. Aborda os princípios do treinamento e os processos básicos da adaptação biológica. Objetiva ainda uma revisão dos principais métodos de treinamento. Plano de desenvolvimento ao longo prazo. Princípios básicos. Métodos convencionais e alternativos. Mecanismos fisiológicos e variáveis influenciadoras e condicionantes. Treinamento para populações especiais.

Docente(s)
Em breve

Carga Horária
15 horas

Objetivos
Em breve

Ementa
Considerações gerais sobre o treinamento, respostas agudas e crônicas ao exercício aeróbico. Fisiologia cardiorrespiratória, variáveis hemodinâmicas: cronotrópicas e pressóricas. Meios e métodos de treinamento aeróbio. Análise de fatores intervenientes do treinamento aeróbio no desenvolvimento de outras capacidades físicas. Relação aerobiose x emagrecimento.

Docente(s)
Em Breve

Carga Horária
15 horas

Objetivos
Em breve

Ementa
Peculiaridades do funcionamento do sistema neuro-imune-endócrino feminino e influências nas adaptações agudas e crônicas ao treinamento de força. Treinamento, nutrição e saúde da mulher; Tríade da mulher atleta. Aspectos posturais, funcionais e equilíbrio muscular na relação agonista, antagonista e sinergista de acordo com os interesses estéticos femininos. Aspectos da psicologia esportiva aplicadas ao treinamento feminino.

Docente(s)
Em breve

Carga Horária
15 horas

Objetivos
Em breve

Ementa
Aspectos clínicos e de diagnósticos de cardiopatias, obesidade, diabetes e hipertensão. Adaptações crônicas e agudas ao exercício em grupos especiais. Parâmetros para prescrição de exercícios em grupos especiais. Elaboração, planejamento e acompanhamento de exercícios para grupos especiais.

Docente(s)
Em breve

Carga Horária
45 horas

Objetivos
Em breve

Ementa
Aspectos clínicos e de diagnósticos de cardiopatias, obesidade, diabetes e hipertensão. Adaptações crônicas e agudas ao exercício em grupos especiais. Parâmetros para prescrição de exercícios em grupos especiais. Elaboração, planejamento e acompanhamento de exercícios para grupos especiais.

Docente(s)
Em Breve

Carga Horária
15 horas

Objetivos
Em breve

Ementa
Mensuração e análise dos parâmetros fisiológicos que determinam a performance humana e a sua utilização para o treinamento desportivo. Análise da relação do TD e outras ciências, seus componentes, classificação dos esportes, determinação de resultado, princípios e métodos de treinamento para estabelecimento de uma periodização básica; diferenciação de ciclos em esportes coletivos e individuais, fatores influenciadores e efeitos do rendimento, determinação e desenvolvimento das capacidades físicas. Estabelecimento de um programa de seleção de talentos. Aplicação das teorias do treino desportivo. Fundamentos do treinamento desportivo: Conceitos e Definições de Treinamento Desportivo; Escolas do Treinamento Desportivo; Princípios do treinamento desportivo: Sobrecarga; Ciclização; Especificação e adequação a idade; Proporcionalização; Periodização do treino: Macrociclo; Mesociclo; Microciclo; Periodização Simples e Dupla; Planejamento do treinamento: Realizações na fase diagnostica; Realizações na fase de planejamento Metodologia de treinamento: Métodos e forma de aplicação do treinamento desportivo Capacidades do desempenho esportivo: Comportamento fisiológico, controle do treinamento físico, aquecimento e recuperação física.

Docente(s)
Em breve

Carga Horária
15 horas

Objetivos
Em breve

Ementa
As mudanças significativas e muito rápidas na estrutura social se refletem no mundo do trabalho, que está vivendo um momento de extrema flexibilidade e pouca estabilidade, tornando as relações de trabalho mais complexas e ambíguas. Neste cenário surge um novo conceito de carreira, onde o indivíduo passa a ter um papel determinante na construção de sua trajetória profissional, antes delegado às organizações. Nesta disciplina os alunos terão consolidados os conhecimentos relacionados ao novo contexto e suas implicações no planejamento de ações que ajudem na preparação e facilitem a construção do seu projeto de carreira.

Docente(s)
Em breve

Carga Horária
30 horas

Objetivos
Em breve

Ementa
Gerenciamento de riscos, indicadores de segurança. Entender os conceitos e os objetivos que integram a segurança do cliente no ambiente de treinamento personalizado e prevenir eventos adversos, danos e erros no atendimento. Promover a cultura da segurança. Discutir o gerenciamento de riscos no ambiente.

Docente(s)
Em breve

Carga Horária
15 horas

Objetivos
Em breve

Ementa
Como escrever artigos científicos; Da introdução à revisão das citações bibliográficas; Submissão de artigos científicos; Apresentação de trabalhos em eventos científicos; Produção de artigo científico.

Docente(s)
Em breve

Carga Horária
30 horas

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