Evite erros: saiba como escolher o curso superior ideal para o seu perfil

É hora definir qual é o melhor caminho a ser traçado rumo ao êxito profissional do futuro. Porém, escolher o curso superior ideal é um verdadeiro desafio para muitos jovens que ainda estão sem um norte.

Esse momento pode ser bastante empolgante, porém pode gerar certa dificuldade, já que a responsabilidade é enorme. Então, se você está completamente perdido ou já tem um curso em mente, mas ainda tem algumas dúvidas se ele é o ideal, esse blogpost foi feito para você. Vamos tentar te ajudar!

Durante o texto, daremos dicas incríveis de como você pode fazer uma avaliação criteriosa e descobrir qual área você deve seguir. Dessa forma, preste bastante atenção em cada dica que será apresentada!

Dica 1: avalie as suas habilidades

Do que você gosta? Qual é o seu principal talento? Você tem alguma habilidade ou aptidão? Busque responder esses 3 questionamentos. Descobrir quais são as suas habilidades pessoais é uma etapa fundamental para você definir qual é o curso superior que mais se encaixa em seus objetivos e interesses.

Geralmente, as habilidades pessoais coincidem perfeitamente com as preferências, porém isso não é uma regra. Pode ocorrer de você se identificar com as aulas práticas de Biologia, porém ter certa dificuldade com a parte teórica, por exemplo.

Neste momento é bom você se dedicar a uma área na qual você tenha mais facilidade e prazer em realizá-la. Isso é fundamental porque você vai se dedicar a ela durante várias horas do seu dia e por grande parte da sua vida, quando já estiver atuando profissionalmente.

Dica 2: dinheiro não pode ser o fator determinante ao escolher o curso superior ideal

Certamente você já ouviu ou leu a frase: faça aquilo que você gosta. Ela pode parecer clichê, porém é bastante válida e verdadeira. Dinheiro não é tudo na vida. Essa é outra velha máxima que faz todo o sentido.

O que adianta seguir uma área que, teoricamente, é bem valorizada em termos de mercado, mas que você não gosta ou se identifica? Você apenas ficará frustrado e não se dedicará inteiramente à função que vai exercer. O salário é um fator importante na hora de escolher a área de atuação. Porém, não pode ser considerado o fator determinante.

Primeiramente, faça aquilo que te dê prazer. Siga o seu sonho. Assim, a probabilidade de você ter êxito no futuro será bem maior.

Dica 3: conheça com detalhes os seus cursos preferidos

Depois das duas primeiras dicas, provavelmente alguns cursos já vieram à sua mente, certo? Você deve conhecer bem esses cursos. Você quer cursar Enfermagem? Então você deve saber com exatidão o que uma enfermeira ou um enfermeiro faz, quais as dificuldades, a carga horária média, as possibilidades, etc. Busque referências. Tente se aproximar de profissionais experientes.

A pesquisa é fundamental. A internet está repleta de informações sobre vários cursos. Tudo depende de você. Faça uma busca criteriosa em grandes buscadores, com o objetivo de encontrar sites e blogs.

Dica 4: pesquise detalhes sobre as instituições de ensino

Além do curso, você deve se atentar às instituições de ensino. Pesquise a melhor. O ideal é garantir uma qualificação que corresponda efetivamente às suas reais necessidades.

Para fazer a melhor escolha, leve em consideração os seguintes critérios:

– Selo de aprovação do MEC;

– Indicadores de qualidade;

– Qualificação do corpo docente;

– Grade curricular;

– Atividades extracurriculares;

– Bolsas de estudo ou financiamentos estudantis;

– Modalidades de ensino.

Dica 5: aumente os laços de amizade

Um dos vários benefícios proporcionados pela graduação é a possibilidade de fazer novas amizades. Então, prepare-se porque você vai conhecer muitas pessoas que, geralmente, possuem interesses em comum.

Ter características em comum favorece o surgimento de relacionamentos mais duradouros em termos pessoais. Isso também pode refletir positivamente a nível profissional, já que um pode ajudar o outro a obter êxito na área. A coletividade acadêmica é fundamental.

Dica 6: aproveite os estágios e faça o networking durante o curso

Essa dica é fundamental. Quem aproveita os estágios durante a vida acadêmica, tem mais chances de obter êxito no futuro. Além de construir a base profissional, você vai adquirir conhecimento prático desde cedo na sua função. Consequentemente, você vai fazer o networking, que nada mais é do que uma rede de contatos.

Esses contatos podem ser úteis no futuro. Logo, você poderá ser indicado sempre que surgir uma oportunidade na sua área de interesse. Dessa forma, é fundamental conhecer pessoas e ter contato com a parte prática ainda durante o curso. Um bom estágio possibilita tudo isso!

Essas são as principais dicas para você que pensa em entrar na faculdade mas ainda possui dúvidas ou não sabe o que fazer. Escolher o curso superior ideal pode ser difícil, porém queremos te ajudar. O objetivo é te dar um norte.

Esperamos que o artigo tenha sido útil. Continue acompanhando o nosso blog. Em breve, você verá outras dicas. Enquanto isso, conheça os nossos cursos de graduação. É a oportunidade de você começar o processo de escolha que abordamos no artigo!