Buscar

post

9 dicas para você estudar bem durante a quarentena

9 dicas para você estudar bem durante a quarentena

Manter a concentração para estudar em casa sempre foi um grande desafio para muitos estudantes. Afinal, o conforto do lar pode ser um enorme ponto de distração. Quem nunca se distraiu com a TV ligada ou com a aba do YouTube aberta no computador? Às vezes manter o foco é uma tarefa difícil. Porém, seguindo algumas dicas você consegue estudar bem durante a quarentena.

Durante o período de isolamento social, motivado pela pandemia do novo coronavírus, muitos estudantes estão se virando através das aulas a distância.

Porém, como manter a concentração elevada durante esse período? Existem métodos que você pode utilizar para manter a concentração e conseguir absorver com precisão todo o conteúdo que é estudado.

Nos próximos parágrafos iremos dar 9 dicas de como você pode estudar bem durante a quarentena, sem cair na distração. Portanto, leia o artigo com bastante atenção. Inclusive, essa já é uma excelente oportunidade para você ir treinando!

Dica 1: saiba o que funciona para você

Primeiramente é fundamental que você preste atenção em como se sente quando estuda em casa. Qual é a forma que você se sente mais confortável? Existe algum método ou ritual de preparação? Faça esses questionamentos. A partir daí veja o que te deixa relaxado e pronto para se dedicar aos estudos.

Isso é algo muito pessoal. Não é uma receita de bolo. O que funciona para uma pessoa, pode não funcionar para você e vice-versa. O ideal é você descobrir o que te faz bem na hora dos estudos.

Dica 2: defina um espaço que te deixe a vontade para estudar bem durante a quarentena

É fundamental que você tenha um espaço adequado em que você consiga estudar sem ser atrapalhado. Esse local pode ser o seu quarto, a sala da sua casa ou a varanda. Qualquer cômodo será bem-vindo. Porém, lembre-se: ele deve ser sossegado e livre de ruídos e elementos que possam tirar a sua atenção.

Não dá para estudar em um lugar agitado e de estímulo excessivo. O local deve ser o mais tranquilo possível.

Dica 3: utilize uma única tela digital

Além dos livros e cadernos, inevitavelmente você vai precisar de um computador ou celular para estudar, certo? Porém, a tela digital deve ser única. Se você utiliza o computador, guarde o celular. Mas se você faz uso do celular, então evite ter acesso ao computador no momento em que você estiver estudando.

Como já ressaltamos, as mídias digitais ajudam, porém, podem ser inimigas da concentração. Foque apenas na tela que você está utilizando para estudar. Isso também vale para a televisão, que pode ser outro forte elemento de distração. Lembrando que o som pode fazer com que você se desconcentre e não absorva com precisão todo o conteúdo.

Quem quer estudar bem durante a quarentena, deve reduzir tanto quanto possível o uso de outras telas. Elas acabam distraindo bastante.

Dica 4: o seu momento de estudar em casa deve ser exclusivo

No momento da aula online, de algum material que esteja lendo ou de um exercício realizado, o momento deve ser exclusivo para o que você estiver fazendo. Tente não dividir atenção com outros assuntos ou atividades. O tempo deve ser único.

Claro que para quem tem filhos pequenos em casa, gerar essa exclusividade com os estudos pode ser uma tarefa um pouco difícil. Porém, tente se organizar quanto a isso. Reservar um momento para você estudar, sem se preocupar com outros afazeres, é algo fundamental e que faz toda a diferença.

Dica 5: anote tudo o que achar importante

Isso mesmo! Durante a aula online, anote tudo. A caneta e o caderno serão aliados fundamentais. Por mais que o conteúdo fique salvo nas plataformas de estudo digitais, é importante você registrar pontos de mais interesse, além das dúvidas que surgem. Assim, no futuro você conseguirá lembrar com clareza daquela dúvida anterior.

Agora vem o mais importante: as anotações são uma maneira de resumir e escrever com as próprias palavras os temas estudados. Com isso, o cérebro poderá processar melhor a informação, pois você a deixou registrada de maneira bem prática e objetiva.

Dica 6: divida os seus estudos através de uma lista de tarefas

O seu dia de estudos deve ser dividido em uma lista de tarefas, que elenca o que deve ser feito inicialmente e posteriormente. Isso é importante para que você não fique confuso. Estudar bem durante a quarentena exige disciplina. E dividir o estudo faz parte dessa disciplina.

É mais simples começar a estudar, quando existe um planejamento bem definido e quando há um trabalho definido a ser concluído.

Dica 7: tenha cuidado ao estabelecer as suas metas

Essa é uma dica essencial. Tenha muito cuidado ao estabelecer as suas metas. Não planeja o que você não conseguirá fazer. Trabalhe dentro da realidade. O período da quarentena afeta o psicológico das pessoas. Dessa forma, a auto cobrança em excesso chega a ser uma utopia.

Obter conhecimento é fundamental, porém, saiba fazer isso de maneira prazerosa e sem se cobrar demais. Tenha tranquilidade e siga um cronograma. Afinal, na vida há espaço para tudo. Lembre-se: estudar deve ser uma prática prazerosa e espontânea. E não uma obrigação!

Dica 8: fique atento à postura corporal

Estudar bem durante a quarentena requer alguns cuidados com o corpo também. É normal que a nossa postura não se mantenha adequada, ao ficar por muito tempo em frente ao computador.

Sendo assim, busque manter sempre a coluna bem alinhada. É um hábito que aperfeiçoa até mesmo a respiração.

Dica 9: projete o futuro e estude com base nele

Ter um norte é essencial. Tenha em mente o motivo dos seus estudos, para que você possa se manter sempre motivado. Lembrar do motivo pelo qual você está estudando, pode te dar um gás a mais, na hora de se dedicar aos estudos. Por isso, mantenha o seu sonho vivo e corra atrás do conhecimento, para que no futuro ele possa ser alcançado. Afaste a preguiça e busque êxito profissional!

Seguindo todas essas dicas, você poderá estudar bem durante a quarentena. Tente seguir esse passo a passo e depois nos diga se realmente deu certo. Queremos que você tenha um bom aproveitamento e possa absorver os conteúdos da melhor forma possível.

Em caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato conosco. Você também pode viajar pelo nosso site e conhecer todos os nossos cursos! Acompanhe também as nossas redes sociais. Em breve, iremos disponibilizar novos conteúdos para você!

No Comments

Add your review

Your email address will not be published.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support