Evite o esquecimento na hora dos estudos: dicas para a fixação de conteúdo

Você é vítima do esquecimento na hora dos estudos? Então este artigo foi elaborado para você. Manter a concentração é fundamental para que você consiga fixar determinado conteúdo na mente e obtenha êxito.

Vários problemas podem atrapalhar diretamente a sua concentração na hora do estudo. Alguns desses problemas são: ansiedade, cansaço, desânimo, entre outros. Você pode até ler todo um livro ou apostila e revisar todas aquelas anotações feitas em seu caderno.

Porém, se você não estiver totalmente em sintonia com o estudo, não conseguirá absorver o conteúdo e todo o esforço será em vão. Com base nisso, iremos dar dicas de como você pode evitar o esquecimento na hora dos estudos e fixar o conteúdo na mente.

As dicas a seguir ajudarão a evitar o esquecimento na hora dos estudos. Então leia tudo com bastante atenção. Se possível, anote as principais informações.

Divida o seu tempo: existe hora certa para tudo

Se você quer evitar o esquecimento na hora dos estudos e ter um bom aproveitamento ao absorver determinado conteúdo, será importante dividir o seu tempo. Existe o momento ideal para estudar, para se exercitar, para ver uma série ou um filme. Basta você saber dividir o seu tempo. Foco e disciplina sempre!

Estudando no horário certo, o estudo irá render muito mais. Saiba que o cérebro possui a tendência de reter as primeiras ou as últimas informações estudadas. Dessa forma, os blocos de estudos devem ser curtos, de 20 a 30 minutos, com repouso de 5 a 10 minutos. Assim, será mais fácil aumentar a quantidade de informações retidas.

Além disso é importante mesclar os métodos de absorção. Se você só ler o conteúdo, a absorção será menor. Porém, se você ler e falar em voz alta, a absorção já aumenta. Se você ler, falar, fechar os olhos e pensar sobre o conteúdo, ela será maior ainda. Então, fica a dica!

Cuidar da saúde é fundamental para evitar o esquecimento na hora dos estudos

Isso mesmo! A saúde do corpo e da mente mantém relação estreita com a concentração nos estudos. Se você estiver bem consigo mesmo, você conseguirá se dedicar às várias tarefas diárias.

Então, pratique exercícios, tenha uma boa alimentação e faça atividades que te deixam bem. Com a sua mente plena, a ansiedade poderá ser controlada e você ganhará motivação e estrutura para absorver determinado conteúdo.

Aposte em conteúdos práticos

Se você quer evitar o esquecimento na hora dos estudos e fixar um conteúdo importante na mente, você deve apostar em conteúdos práticos. Porém, sem deixar a teoria de lado. Os dois métodos de ensino são fundamentais. A mescla é bastante importante.

Aposte em exercícios práticos, estudos de caso e de campo, comparações e análises. Isso faz com que o estudante tenha um papel mais ativo no aprendizado. Você deve aplicar as habilidades e competências aprendidas. É errado aprender um conteúdo de última hora, apenas para fazer uma boa prova. O importante é você adquirir conhecimento ao longo de tempo e aplicá-lo em seu dia a dia.

Não tenha pressa em acabar de estudar

Muitos alunos começam a estudar determinado conteúdo, já pensando no final. Isso vai fazer com que você perca o foco e não se dedique. Logo, tudo que você leu não será absorvido. Aliás, o conteúdo pode até ser absorvido, mas rapidamente será esquecido.

O momento de estudo deve ser prazeroso e não uma obrigação. Caso contrário, o esquecimento será inevitável e você não terá um aproveitamento interessante, pois tudo que você for fazer será pensando no fim e não irá aproveitar o momento.

Uma dica valiosa é a seguinte: toda vez que você for estudar, pense em seu sonho ou objetivo. Isso irá te ajudar a ganhar um gás a mais na hora dos estudos. O que te motiva? É importante você fazer essa pergunta para si mesmo!

Repetição e revisão são importantes

A perfeição não existe. Porém, a repetição deixa você próximo dela. Portanto, leia sempre e faça os exercícios com regularidade, até você conseguir absorver todo o conteúdo e determinada ação fique automatizada. Não tenha preguiça e não tenha receio em repetir o conteúdo. Quanto maior for a sequência de repetição, maior a possibilidade de você ter êxito na absorção do conteúdo.

Evitar o esquecimento na hora dos estudos pode ser algo simples. Tudo depende da sua aplicação e do seu comprometimento. Você deve ter prazer naquilo que faz. Queremos que você tenha uma rotina de estudos produtiva e obtenha bons resultados. Arrase nos estudos!

Em caso de dúvidas ou sugestões, você pode entrar em contato com a Faculdade do Futuro. Conheça também todos os nossos cursos de graduação!