Buscar

post

Ciências Contábeis: saiba todos os detalhes do curso

Ciências Contábeis: saiba todos os detalhes do curso

O momento de ingressar em um curso superior pode ser bem empolgante e bastante desafiador para alguns estudantes. Definir qual curso superior fazer é uma enorme responsabilidade e que gera bastante ansiedade para o aluno que tem dúvidas.

No artigo de hoje, vamos falar sobre o curso de Ciências Contábeis, como é a graduação, o que você vai aprender, como é o mercado de trabalho para o profissional e tirar todas as suas dúvidas sobre a carreira de contador. Confira!

Como é a faculdade de Ciências Contábeis?

O curso de Ciências Contábeis possibilita ao aluno adquirir e desenvolver capacidades em diversas áreas como administração, economia e direito, já que ele precisa ficar atento às leis contábeis, finanças, e outras matérias que darão suporte à sua formação.

O curso contribui para que ele tenha uma visão sobre assuntos econômicos e financeiros, capacitando-o para atuar nos mais diversos segmentos da área. Durante a jornada acadêmica é obrigatório realizar o estágio supervisionado, onde o aluno sente na prática como é o dia a dia do profissional, e elaborar o trabalho de conclusão de curso (TCC).

Qual perfil precisa ter para trabalhar com contabilidade?

Provavelmente você já deve estar pensando que precisa ser bom em matemática para fazer esse curso. A afinidade com números é uma característica que realmente facilita a vida de quem deseja ingressar na área, embora não seja imprescindível, mas é uma área que envolve capacidades como análise e raciocínio rápido; facilidade de organização; gerenciamento e capacidades de relações interpessoais apuradas, uma vez que o profissional trabalhará em equipe ou prestará serviços para terceiros.

Também é importante que o profissional goste de ler e esteja sempre atento às atualidades do cenário econômico e do mundo dos negócios.

Lembrando que quem optar por esse curso não precisa necessariamente ter nascido com todas as competências descritas acima. As habilidades essenciais ao profissional de contabilidade podem ser trabalhadas e estimuladas durante o curso.

Onde o contador pode atuar?

São inúmeras as áreas de atuação dentro da Contabilidade, algumas que se destacam são: 

Auditoria

O contador atua fiscalizando as contas de empresas, instituições públicas e não governamentais, apontando falhas e questões que estão em desacordo com a legislação vigente.

Planejamento e controladoria

Fazer a gestão das contas de uma empresa por meio do registro e controle das receitas, despesas e dos lucros; coordenar e controlar os registros de compra, venda, investimentos e aplicações de uma empresa com o objetivo de manter o equilíbrio das contas e melhorar a rentabilidade do negócio.

Perícia Contábil

A contratação de um profissional para trabalhar com a perícia contábil pode ser feita pelas partes envolvidas em um processo que tramita na justiça ou pelo juiz. O profissional auxilia o judiciário realizando análises das operações financeiras de pessoas ou empresas envolvidas em processos judiciais, como em divisão de bens e indenizações trabalhistas, buscando informações sobre erros ou fraudes patrimoniais e fiscais.

Ensino

O contador também pode atuar na área de ensino, ministrando aulas em cursos técnicos na área de contabilidade e administração, e também em treinamentos para empresas na área contábil.

Contabilidade Geral

Aqui o profissional faz registros de fatos e atos contábeis, responsabiliza-se pelo pagamento de tributos, seja para pessoas ou empresas; elabora planos de investimentos; presta consultorias, controladoria e fiscalização contábil.

Enfim, são diversas as possibilidades para o profissional da área, seja na iniciativa privada ou no serviço público. Também é obrigatório o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) para trabalhar como contador.

Qual a diferença entre Ciências Contábeis e Economia?

No curso de Ciências Contábeis o aluno é estimulado a desenvolver uma visão sistêmica, voltada ao controle do fluxo financeiro das organizações, precisa estar sempre atualizado sobre as mudanças na legislação e normas. Dentro da empresa ele auxilia a identificar os pontos fracos, definir investimentos e reduzir custos, pagar tributos e colaborar com o gestor nas tomadas de decisão.

Já no curso de Economia o estudante entende como a sociedade se organiza, como é a produção e distribuição das riquezas, estuda conteúdos como Economia Política e Mercado Financeiro, aprende a elaborar estratégias para o melhor posicionamento da empresa no mercado.

Como é o mercado de trabalho para o profissional da área?

As empresas são obrigadas, por lei, a contratarem um contador, pois é ele quem lida com as questões financeiras, tributárias, patrimoniais e econômicas da organização. A contabilidade é uma das áreas com maior taxa de ocupação no país, é um mercado que só cresce e são várias as funções que o profissional pode desenvolver.

Alguns profissionais optam por abrir seus próprios escritórios de contabilidade, prestando serviços para empresas ou atuam também com consultoria na área.

Lembrando que para exercer a função o profissional precisa estar registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) de seu estado.

Como ter sucesso e se destacar no mercado?

Durante o curso, o estudante precisa buscar se envolver com as disciplinas, se dedicar ao estágio, participar das atividades acadêmicas e realizar cursos extracurriculares voltados para a sua área de atuação.

Uma dica importante para o estudante é ficar sempre atualizado sobre as demandas do mercado de contabilidade, saber quais funções têm crescido e se preparar para elas.

Já formado, é essencial que o profissional esteja atento às mudanças na legislação e acompanhe as novidades e estratégias de negócios dentro de uma empresa. Cursos de especialização são essenciais principalmente se você quiser trabalhar com as áreas de perícia contábil ou auditoria fiscal, pois são funções que exigem conhecimentos aprofundados.

O mercado de trabalho está cada vez mais necessitando de profissionais que falam outro idioma, então invista no aprendizado de inglês porque, além de ser um grande diferencial, isso faz com que tenha maiores possibilidades de salários.

E para finalizar: faça um planejamento da sua carreira, comece a se preparar desde cedo para alcançar os seus objetivos na área, isso te ajudará a chegar onde quer e com foco no que precisa desenvolver e aprender.

Conseguiu tirar suas dúvidas? Então, entre em contato conosco e saiba mais sobre o nosso curso de Ciências Contábeis.

Acompanhe também o nosso blog e o canal no YouTube, FAFTV, neles você fica por dentro de tudo o que acontece na FAF e encontra conteúdo exclusivo sobre temas da faculdade, dicas, palestras e muito mais.

No Comments

Add your review

Your email address will not be published.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support