Buscar

post

Carreira em veterinária: tudo o que você precisa saber a respeito da área

Carreira em veterinária: tudo o que você precisa saber a respeito da área

Está pensando em seguir carreira em veterinária? Gostar de animais e demonstrar preocupação por eles é o primeiro passo para uma carreira de sucesso, isso te trará uma satisfação e irá te estimular nos momentos desafiadores da profissão.

A Medicina Veterinária está em constante crescimento, com alta demanda no mercado e um amplo campo de atuação. Preparamos este artigo para tirar suas dúvidas e te dar dicas para ter um futuro sólido e promissor na medicina veterinária. Confira!

Onde um médico veterinário pode atuar?

A carreira em veterinária é ampla e permite que o profissional atue em diferentes campos. O médico veterinário é o responsável por cuidar da saúde e bem-estar dos animais, sejam eles de pequeno ou grande porte e de diferentes espécies, priorizando a vida e evitando o sofrimento do animal. Ele também é o responsável por solicitar exames, fazer diagnósticos e orientar para o tratamento mais adequado com o objetivo de garantir a qualidade de vida do animal.

Alguns campos de atuação do médico veterinário são:

– Atendimento clínico e cirúrgico de animais domésticos e silvestres, inclusive poderá abrir seu próprio consultório;

– Preservação de espécies: responsável por cuidar da reprodução e preservação de animais ameaçados de extinção, identificando doenças que podem ser prejudiciais às espécies;

– Nas indústrias, onde é responsável por fiscalizar a produção de produtos de origem animal ou voltados para os animais, como rações, medicamentos, shampoos, etc.

– Saúde pública veterinária: contribui para a prevenção e controle de zoonoses e doenças transmitidas por vetores a seres humanos.

Enfim, a atuação de um médico veterinário vai muito além de clínicas e consultórios veterinários. No site do Conselho Federal de Medicina Veterinária você pode conferir a listagem das áreas de atuação de um médico veterinário.

Graduação em medicina veterinária

Agora que você já tem as informações sobre o que faz e onde atua um médico veterinário, o próximo passo é escolher uma boa instituição de ensino para cursar a graduação e conquistar o tão sonhado diploma, que é requisito obrigatório para o exercício da profissão, além do registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).

Escolher uma instituição de qualidade é importante pois ela vai te preparar para enfrentar os desafios do trabalho e contribuir para que você faça um trabalho com confiança, responsabilidade e ética.

Grade curricular e estrutura disponível pela faculdade

A graduação em medicina veterinária tem duração de 5 anos e exige muito estudo e dedicação. Na hora de escolher a instituição, faça a análise da grade curricular do curso, ela deve conter disciplinas teóricas e aulas práticas, além de ser obrigatório o relatório de estágio supervisionado e a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Algumas das disciplinas básicas de uma graduação em medicina veterinária são:

– Anatomia dos animais;

– Biologia;

– Microbiologia;

– Nutrição básica;

– Morfologia dos animais;

– Parasitologia, entre outras.

Verifique se a instituição de ensino tem os recursos e equipamentos adequados para as aulas, se há laboratórios e se ela conta com uma boa estrutura para as atividades práticas.

Aposte no seu conhecimento prático fora da faculdade

Além do conteúdo teórico, que é a base para uma carreira em veterinária, é essencial que você adquira conhecimentos práticos, pois eles te auxiliam a adquirir segurança e te conectam com o dia a dia do trabalho, a rotina e os desafios enfrentados no exercício da profissão.

Então, não deixe o tempo passar e procure por estágios durante a realização do curso para você experenciar a vida e rotina de um médico veterinário. Muitos dos conhecimentos práticos te auxiliarão a absorver melhor os conteúdos teóricos.

Troca de experiências e network

Aproveite o período da faculdade e do estágio para fazer networking, converse com profissionais já formados e atuantes para te auxiliarem no seu desenvolvimento profissional. O contato com esses profissionais pode te ajudar a alcançar seus objetivos, potencializar oportunidades na carreira, além de te trazer bastante conhecimento.

Participe de feiras, eventos, palestras e seminários da faculdade e compareça a eventos que reúnam profissionais da área, como feiras agropecuárias. Mas é importante que você tenha um interesse verdadeiro em conhecer essas pessoas e aprimorar seus conhecimentos. Se aproximar delas só porque podem te trazer alguma vantagem imediata não é uma conduta legal e fica perceptível para os profissionais.

Esteja sempre atualizado

Novas tecnologias e descobertas científicas surgem a todo momento e é importante que o médico veterinário esteja antenado e busque conhecimento e evolução constantes para obter sucesso na profissão.

Então, acompanhe as tendências do mercado, as publicações de revistas e periódicos especializados, faça cursos de capacitação antes e depois de concluir a graduação, participe de workshops e palestras para desenvolver habilidades importantes para sua carreira na veterinária.

Como fazer a escolha da área de atuação?

Como vimos anteriormente, a carreira em medicina veterinária possui diversos caminhos e possibilidades para todos os gostos e perfis de profissionais, então escolher qual área atuar pode ser bem difícil para alguns estudantes. Para decidir qual caminho seguir, analise as disciplinas com que você mais se identifica no curso e tem mais habilidade, assim você conseguirá focar na área que mais combina com a sua personalidade.

Aproveite o período da graduação para estudar, tirar dúvidas e fazer pesquisas sobre a área de seu interesse. Observe as oportunidades do mercado, faça análise da concorrência e esteja sempre aberto para aprender cada vez mais.

Como criar uma carreira de sucesso?

A carreira em veterinária, assim como em qualquer profissão, exige do profissional diversas habilidades e competências específicas para obter sucesso e reconhecimento profissional. Algumas dicas para construir uma carreira sólida são:

Atendimento personalizado

O primeiro contato que um médico veterinário tem é com o dono do animal, então é importante que você dê atenção e converse com ele para entender a situação e tirar todas as suas dúvidas sobre o diagnóstico e o tratamento.

Busque por conhecimentos sobre Gestão e Marketing

Entender sobre processos de tomada de decisão, controle de fluxo de caixa e gestão de negócios é importante para que sua clínica ou consultório funcione corretamente.

Outro ponto importante é a utilização do marketing na divulgação do seu trabalho para gerar valor e alcance da sua marca. Utilize as redes sociais a seu favor!

Conseguiu tirar suas dúvidas em relação à carreira em veterinária? Entre em contato conosco para saber mais sobre o curso de Medicina Veterinária e começar a se preparar para o seu futuro profissional. Conte com a Faculdade do Futuro para realizar seu sonho e obter êxito em sua carreira!

No Comments

Add your review

Your email address will not be published.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support