Buscar

post

Primeiro ano de faculdade: dicas para os calouros se darem bem

Primeiro ano de faculdade: dicas para os calouros se darem bem

Primeiro ano de faculdade dá aquele frio na barriga, né? É uma mistura de sentimentos, expectativas, medo, insegurança, euforia e é necessário se adaptar à nova realidade. A vida de calouro traz muitos desafios, amadurecimento e experiências que podem ser incríveis na sua vida.  

Hoje vamos falar sobre os desafios desse primeiro ano de faculdade, te dar algumas dicas e mostrar como você pode extrair o melhor dessa experiência como calouro.

Desafios do primeiro ano de faculdade

Em qualquer fase nova da nossa vida é normal sentir ansiedade e nervosismo, com a faculdade não seria diferente, pois são tantas informações e novidades que você pode se sentir meio perdido. Mas tenha calma porque há muitas pessoas que estarão disponíveis caso precise de ajuda e com o tempo você vai se acostumando ao ambiente e à nova rotina.

Trote universitário

Quem nunca temeu os famosos trotes universitários? O trote é uma prática onde os veteranos se reúnem e realizam certas brincadeiras para recepcionar os calouros. Mas determinados atos durante o trote não devem ser tolerados e podem ser considerados crimes, pois promovem a humilhação e a violência e colocam em risco a integridade física e moral do aluno.

Com o passar dos anos, as instituições de ensino estão cada vez mais aderindo ao trote solidário, que consiste em realizar ações para o bem da comunidade, seja por meio da doação de alimentos, roupas, brinquedos ou dinheiro, e entregá-las em instituições sociais.

Algumas faculdades também realizam eventos para a integração e ambientação dos calouros, como aulas inaugurais e palestras para que a recepção seja calorosa e agradável para os novatos. Bem melhor, não é mesmo?

Expectativa x realidade

Nem sempre nossas expectativas condizem com a realidade e isso pode gerar frustrações e decepções. Os universitários falam muito sobre as festas, as amizades e a liberdade que a faculdade proporciona, afinal, não é como na escola que precisávamos pedir permissão para ir ao banheiro ou sair da sala, onde era obrigatória a utilização de uniformes, mas, como tudo na vida, exige do estudante uma dose de bom senso e responsabilidade.

Não pense que só de festinhas se vive na faculdade! Adaptar a uma nova rotina e a um ritmo de estudo exige de você muita dedicação, disciplina e organização. Confira estas seis dicas para você se dar bem no seu primeiro ano na faculdade!  

1- Explore o campus

Desbrave o campus da faculdade, explore os prédios e procure saber onde ficam as principais salas que você vai frequentar, como biblioteca, laboratórios, locais para xerox, lanchonete ou secretaria. Assim você evita atrasos para as aulas e se desloca com mais facilidade dentro da faculdade.

Se possível, visite o campus antes mesmo das aulas começarem para ir se familiarizando com o ambiente.

2- Organização é a palavra-chave

O ritmo de estudos e de tarefas é intenso e bem diferente do que vimos na escola. Portanto, tenha sua grade de disciplinas sempre em mãos para se inteirar dos horários e das salas que ocorrerão cada matéria, assim você evita se perder pelo campus.

Faça um planejamento dos horários de estudo, de entrega das atividades e mantenha suas tarefas sempre em dia para dar conta de tudo. Um bom planejamento evita que os conteúdos se acumulem e cria uma rotina mais produtiva. Não deixe nada para a última hora!

3- Interaja com alunos e professores

Participe de eventos realizados pela faculdade, tente se aproximar dos seus colegas de turma, dos professores e dos veteranos, isso facilitará sua adaptação ao ambiente e é uma ótima oportunidade de interação, troca de experiências, conhecimentos e também de encontrar novos amigos.

Durante as aulas, tente deixar a timidez de lado. Tire suas dúvidas com os professores e participe de debates, pois isso é importante para você adquirir conhecimentos e também criar contatos que podem te ajudar a conseguir estágios e emprego.

 4- O primeiro ano de faculdade não representa o curso todo

Pode ser que nos primeiros períodos da faculdade você tenha dúvidas se era realmente aquilo que você queria, mas mantenha a calma! O primeiro ano da graduação contém disciplinas mais genéricas porque é essencial que você adquira conhecimentos básicos para se preparar para as disciplinas mais complexas e específicas da sua área.

A grade curricular dos cursos de graduação é pensada para que o aluno tenha a melhor formação possível, então aproveite cada etapa e tente absorver ao máximo os conteúdos passados em sala de aula.

5- Invista em conhecimento

Não foque só nos conhecimentos em sala de aula, é importante que você participe de atividades extracurriculares, como projetos de pesquisa e extensão, pois eles te conectam com a realidade das profissões e com pessoas de diferentes áreas, além, é claro, de ampliar seus conhecimentos, o que nunca é demais.

Os estágios também são bem importantes durante sua formação e em alguns cursos eles são obrigatórios. Mas o conselho é que, mesmo que seu curso não tenha o estágio obrigatório, procure por um, pois ele te dará a oportunidade de entrar em contato e entender o dia a dia da sua futura profissão e trará muitas experiências positivas para sua vida.

6- Peça ajuda!

No primeiro ano de faculdade você pode se sentir perdido e enfrentar algumas dificuldades, portanto, não hesite e peça ajuda aos colegas de turma, professores e coordenadores de curso. Alguns cursos também dispõem de alunos veteranos como monitores em algumas matérias para prestarem assistência para os estudantes que estão com alguma dificuldade.

Se dedique aos estudos, aproveite os recursos e os ensinamentos que a faculdade te proporciona, tenha um planejamento e mantenha o foco nas atividades que precisa desenvolver, assim você alcançará seus objetivos acadêmicos e terá sucesso na profissão escolhida.

Gostou desse artigo? Com essas informações e dicas, temos certeza que você está preparado para encarar o primeiro ano de faculdade! Entre em contato conosco, conheça nossos cursos e comece a se preparar logo para uma vida profissional de sucesso.

Para ficar por dentro do que acontece na FAF e ter conteúdos exclusivos, continue acompanhando o blog e se inscreva no nosso canal do YouTube. Aguardamos por você!

No Comments

Add your review

Your email address will not be published.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support