Buscar

post

Saiba como conciliar estudo e trabalho

Saiba como conciliar estudo e trabalho

Conciliar estudo e trabalho é um desafio e tem dias que parece que 24 horas é pouco pra tudo que temos que dar conta, né? Os desafios de se adaptar a uma rotina de trabalho e estudos podem ser difíceis e exigem muita organização e disciplina.

Grande parte dos estudantes precisa, em algum momento, adequar sua vida a uma jornada de estudos e atividade profissional, até mesmo um estágio, mas saber como dar conta das tarefas do dia e se dedicar em todas pode ser uma tarefa bem complicada.

Se você está nesse dilema e não sabe como se manter produtivo em ambas as atividades, confira as 10 dicas que preparamos neste artigo para você se organizar, estabelecer metas, priorizar tarefas, otimizar seu tempo e se dar bem em suas atividades diárias.

1- Encare como um investimento

Quais são seus objetivos profissionais e pessoais? Com essa resposta você terá mais clareza das suas metas e isso te dará motivação nos momentos mais desafiadores e que te exigirão muita força de vontade.

Lembre-se de que esse esforço é um investimento por você, pela sua educação e que assim você conseguirá garantir um futuro com mais oportunidades dentro da área que você escolheu.

2- Organize seu dia

Planeje todas as suas atividades! Monte um cronograma de atividades diárias e mensais, seja em planilhas, aplicativos ou até mesmo no bom e velho papel, e defina horários para cada uma delas, com isso você terá uma visão mais ampla e conseguirá entregá-las dentro do período previsto.

No final do dia, analise os compromissos que tem no dia seguinte e tente deixar tudo preparado, como roupa, livros e documentos, assim você evita a correria e estresse matinal.

Deixe seu cronograma em lugar visível para que você mantenha o foco e consiga se dedicar a todos os projetos.

3- Estabeleça prioridades

Tem momentos em nossa vida que precisamos estabelecer prioridades para alcançarmos nossos objetivos. Portanto, para que você consiga conciliar estudo e trabalho é essencial que tenha em mente a ordem que as tarefas precisam ser executadas.

Imprevistos acontecem e em alguns dias você não irá conseguir realizar todas as tarefas que estabeleceu, então faça as que precisam ser entregues primeiro e não se culpe por não conseguir fazer tudo.

4- Otimize seu tempo

Realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo pode não gerar bons resultados e ainda atrapalhar na sua rotina, por isso, mantenha o foco na atividade que está realizando no momento e não fique pensando nas próximas tarefas, assim você conseguirá executá-la com mais eficiência e logo poderá partir pra outra.

Aproveite seu tempo ocioso como intervalo das aulas, horário de almoço (depois de se alimentar, é claro!) e o tempo de deslocamento para realizar alguma tarefa pendente. Com isso você evita o acúmulo das atividades e seu dia vai render bem mais.

5- Utilize a tecnologia a seu favor

Existem diversos aplicativos que te ajudam no gerenciamento do seu tempo e monitoramento das suas atividades diárias. Com o uso desses recursos, você pode tornar seu dia mais produtivo e conseguir ter um bom desempenho acadêmico e profissional.

Utilize a tecnologia com sabedoria. Nada de ficar horas navegando pelas redes sociais, pois quanto mais tempo gasto da forma errada, menos tempo sobra para a realização das tarefas necessárias.

6- Cuide da sua saúde

Descuidar da saúde não ajuda em nada na hora de conciliar estudo e trabalho, portanto não ignore o cansaço físico e mental. Coloque em seu cronograma momentos de descanso e não abra mão de uma boa noite de sono. Lembre-se que dormir pouco é contraprodutivo.

Pratique exercícios físicos regularmente e mantenha uma alimentação equilibrada, assim sua mente e seu corpo continuarão saudáveis e você terá mais disposição durante o dia.

7- Método de estudos

Procure pelo método de estudos que funcione para você, como resumos, mapas mentais e associações, vídeos, flashcards, entre outros. Com o método ideal, você terá mais facilidade na assimilação das matérias, eficiência na hora dos estudos e aproveitará melhor o tempo disponível.

8- Evite a procrastinação

A procrastinação contribui para a perda de produtividade, estresse, ansiedade e faz com que você não consiga realizar todas as tarefas que se propôs a fazer durante o dia. É importante que você deixe de lado atividades que podem te atrapalhar a obter os resultados desejados.

Utilize seu tempo de maneira sábia e com projetos que vão contribuir para que você alcance os seus objetivos.

CONFIRA NO FAFTV: “COMO VENCER A PROCRASTINAÇÃO” https://youtu.be/fg08L6L4toU

9- Tire momentos de lazer

Para conseguir conciliar estudo e trabalho de forma eficiente, é importante que você também tire alguns momentos para relaxar, sair com os amigos e familiares, ver um filme. Com esses momentos de descanso, você desacelera um pouco a mente e diminui o estresse para voltar à rotina com mais motivação e foco.

Conciliar estudo e trabalho não é uma tarefa fácil, portanto, siga essas dicas e mantenha sempre o foco nos seus objetivos pessoais e profissionais, assim você terá sucesso na sua jornada.

Em breve vamos disponibilizar mais conteúdos exclusivos para te ajudar na vida acadêmica e profissional, então acompanhe o blog e Instagram para ficar por dentro de todas as novidades da FAF.

Comece a planejar seu futuro, entre em contato conosco e conheça nossos cursos. Estamos esperando por você!

No Comments

Add your review

Your email address will not be published.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support