Saiba como conciliar estudo e trabalho

Conciliar estudo e trabalho é um desafio e tem dias que parece que 24 horas é pouco pra tudo que temos que dar conta, né? Os desafios de se adaptar a uma rotina de trabalho e estudos podem ser difíceis e exigem muita organização e disciplina.

Grande parte dos estudantes precisa, em algum momento, adequar sua vida a uma jornada de estudos e atividade profissional, até mesmo um estágio, mas saber como dar conta das tarefas do dia e se dedicar em todas pode ser uma tarefa bem complicada.

Se você está nesse dilema e não sabe como se manter produtivo em ambas as atividades, confira as 10 dicas que preparamos neste artigo para você se organizar, estabelecer metas, priorizar tarefas, otimizar seu tempo e se dar bem em suas atividades diárias.

1- Encare como um investimento

Quais são seus objetivos profissionais e pessoais? Com essa resposta você terá mais clareza das suas metas e isso te dará motivação nos momentos mais desafiadores e que te exigirão muita força de vontade.

Lembre-se de que esse esforço é um investimento por você, pela sua educação e que assim você conseguirá garantir um futuro com mais oportunidades dentro da área que você escolheu.

2- Organize seu dia

Planeje todas as suas atividades! Monte um cronograma de atividades diárias e mensais, seja em planilhas, aplicativos ou até mesmo no bom e velho papel, e defina horários para cada uma delas, com isso você terá uma visão mais ampla e conseguirá entregá-las dentro do período previsto.

No final do dia, analise os compromissos que tem no dia seguinte e tente deixar tudo preparado, como roupa, livros e documentos, assim você evita a correria e estresse matinal.

Deixe seu cronograma em lugar visível para que você mantenha o foco e consiga se dedicar a todos os projetos.

3- Estabeleça prioridades

Tem momentos em nossa vida que precisamos estabelecer prioridades para alcançarmos nossos objetivos. Portanto, para que você consiga conciliar estudo e trabalho é essencial que tenha em mente a ordem que as tarefas precisam ser executadas.

Imprevistos acontecem e em alguns dias você não irá conseguir realizar todas as tarefas que estabeleceu, então faça as que precisam ser entregues primeiro e não se culpe por não conseguir fazer tudo.

4- Otimize seu tempo

Realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo pode não gerar bons resultados e ainda atrapalhar na sua rotina, por isso, mantenha o foco na atividade que está realizando no momento e não fique pensando nas próximas tarefas, assim você conseguirá executá-la com mais eficiência e logo poderá partir pra outra.

Aproveite seu tempo ocioso como intervalo das aulas, horário de almoço (depois de se alimentar, é claro!) e o tempo de deslocamento para realizar alguma tarefa pendente. Com isso você evita o acúmulo das atividades e seu dia vai render bem mais.

5- Utilize a tecnologia a seu favor

Existem diversos aplicativos que te ajudam no gerenciamento do seu tempo e monitoramento das suas atividades diárias. Com o uso desses recursos, você pode tornar seu dia mais produtivo e conseguir ter um bom desempenho acadêmico e profissional.

Utilize a tecnologia com sabedoria. Nada de ficar horas navegando pelas redes sociais, pois quanto mais tempo gasto da forma errada, menos tempo sobra para a realização das tarefas necessárias.

6- Cuide da sua saúde

Descuidar da saúde não ajuda em nada na hora de conciliar estudo e trabalho, portanto não ignore o cansaço físico e mental. Coloque em seu cronograma momentos de descanso e não abra mão de uma boa noite de sono. Lembre-se que dormir pouco é contraprodutivo.

Pratique exercícios físicos regularmente e mantenha uma alimentação equilibrada, assim sua mente e seu corpo continuarão saudáveis e você terá mais disposição durante o dia.

7- Método de estudos

Procure pelo método de estudos que funcione para você, como resumos, mapas mentais e associações, vídeos, flashcards, entre outros. Com o método ideal, você terá mais facilidade na assimilação das matérias, eficiência na hora dos estudos e aproveitará melhor o tempo disponível.

8- Evite a procrastinação

A procrastinação contribui para a perda de produtividade, estresse, ansiedade e faz com que você não consiga realizar todas as tarefas que se propôs a fazer durante o dia. É importante que você deixe de lado atividades que podem te atrapalhar a obter os resultados desejados.

Utilize seu tempo de maneira sábia e com projetos que vão contribuir para que você alcance os seus objetivos.

CONFIRA NO FAFTV: “COMO VENCER A PROCRASTINAÇÃO” https://youtu.be/fg08L6L4toU

9- Tire momentos de lazer

Para conseguir conciliar estudo e trabalho de forma eficiente, é importante que você também tire alguns momentos para relaxar, sair com os amigos e familiares, ver um filme. Com esses momentos de descanso, você desacelera um pouco a mente e diminui o estresse para voltar à rotina com mais motivação e foco.

Conciliar estudo e trabalho não é uma tarefa fácil, portanto, siga essas dicas e mantenha sempre o foco nos seus objetivos pessoais e profissionais, assim você terá sucesso na sua jornada.

Em breve vamos disponibilizar mais conteúdos exclusivos para te ajudar na vida acadêmica e profissional, então acompanhe o blog e Instagram para ficar por dentro de todas as novidades da FAF.

Comece a planejar seu futuro, entre em contato conosco e conheça nossos cursos. Estamos esperando por você!