Buscar

post

Saiba como ganhar experiência na sua área de formação

Saiba como ganhar experiência na sua área de formação

Um momento desafiador na vida de um estudante ou recém-formado é encarar o mercado de trabalho e conseguir o primeiro emprego na sua área. Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, como ganhar experiência na sua área? Como colocar em prática tudo que você aprendeu e ingressar no mercado de trabalho?

Somente ter o diploma em mãos não é garantia de que você conquiste a tão esperada posição profissional, é preciso se destacar e ir em busca de novas habilidades e conhecimentos para tornar seu currículo mais atraente para as empresas.

Quer saber o que pode fazer para conseguir um emprego e ganhar experiência na sua área de formação? Continue lendo o artigo que vamos te dar dicas preciosas para você se tornar um profissional de sucesso.

Capriche no currículo!

O currículo geralmente é o primeiro contato que a empresa tem com você, então é essencial que ele seja bem apresentável e que contenha todas as informações pertinentes sobre você. Nada de colocar informações desnecessárias só para preencher espaço!

As informações precisam ficar claras para que o recrutador entenda quais são seus conhecimentos e habilidades. Algumas características essenciais de um bom currículo são:

– Objetividade: caso você tenha experiência em outras áreas, insira no seu currículo somente as que podem ser relevantes para a vaga que está almejando. Além das experiências, deixe claro seus dados e objetivos pessoais;

– Simplicidade: utilize parágrafos e frases curtas e um design simples para otimizar a leitura, com isso ficará mais fácil para o recrutador analisar suas informações;

– Sinceridade: coloque experiências e cursos que você realmente tenha feito, jamais minta em seu currículo. Mostre para o recrutador que você, mesmo que não tenha experiência profissional, é uma pessoa ativa e está sempre em busca de se atualizar.

Aproveite o período de faculdade

Participe de projetos e eventos realizados na faculdade referentes a sua área, como projetos de pesquisa ou de extensão, workshops, palestras, que vão contribuir para que você desenvolva habilidades e competências essenciais para sua colocação profissional.

Os projetos de pesquisa têm como finalidade fornecer ao aluno conhecimentos técnicos sobre determinada área, já os de extensão têm como objetivo colocar todos esses conhecimentos em prática. Além de toda capacitação que eles te possibilitam, é uma excelente oportunidade para fazer contatos profissionais.

Estágios e trabalhos voluntários

Os estágios são favoráveis para ganhar experiência na sua área e estar mais preparado para enfrentar a rotina da sua profissão. Em alguns cursos o estágio é obrigatório, mas candidate-se nas vagas de estágio mesmo que seu curso não tenha essa exigência.

Portanto, se ainda estiver na faculdade, procure por vagas de estágio, assim você terá grandes chances de conquistar a posição profissional que você deseja. Há diversas plataformas que podem te ajudar na procura por um estágio. Confira as principais neste artigo.

Outra atividade bastante interessante para se realizar é um trabalho voluntário. Nele você poderá desenvolver habilidades pessoais e profissionais que são exigidas no mercado de trabalho, como proatividade, comprometimento, comunicação e responsabilidade, além de trazer diversos benefícios à sociedade.

Aposte na sua qualificação

Dê continuidade aos seus estudos mesmo quando acabar a faculdade, busque por cursos e especializações relacionados à sua área de formação e que sejam relevantes para o seu currículo. Assim, você passa uma mensagem pro recrutador de que é um profissional que está sempre se atualizando e buscando conhecimento.

Além disso, é interessante que você saiba outro idioma, pois isso valoriza ainda mais o seu currículo, gera mais oportunidades de emprego e com chances de uma melhor remuneração.

Invista na carreira de freelancer

Enquanto não consegue a vaga que tanto deseja, faça trabalhos como freelancer, ou seja, como profissional autônomo, atendendo clientes de forma independente. É uma ótima maneira de você ganhar experiência na sua área e ainda receber por isso.

Existem algumas plataformas que podem te ajudar a encontrar projetos em diversas áreas para trabalhar como freelancer, além disso, ofereça seu trabalho para as empresas que deseja prestar serviços, isso pode aumentar as suas chances de ser visto e ser contratado por elas.

Redes sociais

Aproveite também as redes sociais para fazer networking e gerar oportunidades de trabalho. Divulgue seus serviços em suas redes, procure acompanhar profissionais que são referências no mercado para pegar dicas sobre sua área e tenha um cadastro ativo e completo no LinkedIn, pois é uma ferramenta excelente para networking e procura de vagas.

Crie um portfólio com os trabalhos feitos por você, ele serve como demonstração prática dos conhecimentos e projetos que foram realizados na área e te valoriza ainda mais como profissional.

Pós-graduação

Uma pós-graduação pode fazer muita diferença na sua carreira. É uma forma de continuar buscando evolução e se destacar no mercado de trabalho. Com ela, além de poder aprofundar seus conhecimentos e tornar-se um especialista na área que você deseja atuar, você terá a possibilidade de concorrer a cargos mais altos e com salários melhores e de fortalecer seu currículo.

Além disso, você terá oportunidades de aumentar e fortalecer sua rede de contatos, pois é possível que alguns de seus colegas tenham experiência no mercado e estejam empregados em alguma organização.

Avalie seus objetivos e opte por um curso que contribua para que você adquira as habilidades e conhecimentos exigidos no mercado, porém, atente-se na escolha da instituição de ensino, procure saber sobre seu corpo docente e se ela possui boas recomendações.

Dica extra

Além de todas as habilidades técnicas e práticas, há algumas características que são essenciais para você conquistar a vaga que tanto deseja, como proatividade, dinamismo, ética, inteligência emocional, paixão pelo que faz e humildade para aprender.

Unindo essas características e buscando se aprimorar cada vez mais, há grandes chances de você ganhar experiência na sua área de formação e se tornar um profissional relevante no mercado de trabalho.

Conheça nossos cursos e entre em contato conosco para que possamos te ajudar a obter êxito na sua vida profissional e acadêmica. Esperamos por você!

Continue acompanhando nosso blog que em breve disponibilizaremos mais dicas e conteúdos relevantes para você.

No Comments

Add your review

Your email address will not be published.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support