Buscar

post

Curiosidades: entenda quais são as diferentes formas de leitura

Curiosidades: entenda quais são as diferentes formas de leitura

Ler é um ato importante na vida de qualquer pessoa. A leitura estimula a criatividade, a imaginação, a memória e aumenta o vocabulário e, apesar da crença de que os eletrônicos têm diminuído o número de leitores, o que observamos é que surgiram diferentes formas de leitura.

O que presenciamos hoje é que a leitura está presente de vários modos e não apenas nos livros impressos. As novas tecnologias trouxeram diferentes formatos de leitura como os e-books, os blogs, as redes sociais, os jornais on-line, as bibliotecas virtuais e mudaram a forma de leitura das pessoas.

Então, não tem desculpas para você não se aventurar neste mundo delicioso da leitura.

No artigo de hoje, daremos algumas dicas de como você pode melhorar sua performance como leitor. Confira!

Pratique

É importante transformar a leitura em um hábito, por isso, dedique um tempo na sua rotina diária para ler. Aproveite aqueles minutos que você tem na sua hora de almoço ou quando está se locomovendo pro trabalho e faculdade.

Amplie seus horizontes

Limitar os tipos de leitura pode ser uma forma de fechamento para o mundo. Leia sempre novos conteúdos e escritores diferentes daqueles que você está acostumado. Mesmo que você ame certos assuntos, não foque somente neles. Saber diferentes tópicos tornará mais fácil as próximas leituras.

Seja um leitor ativo

Se você é um leitor que só espera pelo fim da história, há algo errado. Seja ativo, aproveite a leitura intensamente, anote e grife as partes interessantes e importantes e também as dúvidas que podem ser clareadas com a sequência da leitura.

Busque por motivação    

Às vezes acontece de você estar em um momento de desmotivação, então, se isso está acontecendo, escolha assuntos do seu interesse e com os quais você se identifica e estabeleça uma meta para a próxima leitura.

Respeite a sua velocidade

Cada pessoa tem um ritmo e uma forma de leitura particular e isso não é um problema. Porém, é importante que você cuide para que não fique uma leitura muito lenta e cause desmotivação ou até uma leitura muito rápida deixando o conteúdo confuso e mal compreendido.

Técnicas de leitura para te auxiliar nos estudos

Em relação aos estudos, a leitura é uma grande aliada e todo estudante precisa ler bastante para se inteirar das melhores práticas na sua área de atuação. Adquirindo conhecimentos sólidos e mais profundos você tem as melhores chances de se tornar um profissional de excelência no mercado de trabalho. Algumas técnicas de leitura podem te ajudar a se destacar em sala de aula. As mais reconhecidas pelos estudiosos do assunto são:

1- Leitura ativa

Nesta técnica você participa de forma mais ativa da leitura, questiona a informação, pensa nas aplicações práticas dos conceitos expostos, anota os pontos mais relevantes da leitura, faz imagens mentais e até imagina de que forma poderia explicar o conteúdo para alguém. Essa é uma prática que estimula o senso crítico e deve ser usada sempre que você precisar de conhecimentos mais profundos e duradouros de um assunto.

2- Estrutura, Proposição e Avaliação

Criada pelo escritor Mortimer Adler, autor do livro “Como ler um livro”, essa técnica tem a finalidade de compreender a estrutura de cada texto e evitar idas e vindas em um parágrafo. O leitor deverá estudar a estrutura do texto, analisar as proposições lógicas e a organização das inferências e avaliar os argumentos e as conclusões. É uma forma de leitura eficaz para a memorização permanente de um assunto e para estudar temas de grande relevância.

3- Skimming

É uma técnica de leitura rápida de um texto, selecionando com os olhos os assuntos mais frequentes, sem se ater aos detalhes e para familiarizar com a estrutura do texto, assim você seleciona os assuntos mais importantes.

4- Leitura detalhada

Precisa extrair informações precisas dentro de um texto? Então essa técnica é uma boa aliada do estudante, mas ela não é a leitura de palavra por palavra. O ideal é utilizá-la depois do skimming, lendo em detalhes, relendo frases que não foram muito bem entendidas e conceitos importantes, anotando ou consultando dicionários para uma compreensão mais eficaz.

5- Scanning

Ideal para encontrar uma informação muito específica. Nessa técnica não lemos grande parte do conteúdo, fazemos um “escaneamento” dos trechos que serão úteis. Geralmente usada para responder questionários ou quando nos submetemos a algum teste com o assunto previamente determinado e também é uma boa estratégia para fazer resumos de textos para uma revisão futura.

6- Leitura dinâmica

Citada por especialistas, esse tipo de leitura ajuda a aumentar o número de palavras lidas por uma pessoa sem comprometimento da compreensão do texto. Requer treinamento e tem o objetivo de reduzir a vocalização mental durante o ato de ler. O leitor treina a capacidade de identificar as palavras sem focar nos sons de cada sílaba, sem fazer a representação vocal de algumas palavras, sem subvocalizar algumas frases e parágrafos.

7- Pesquisa, Pergunta, Leitura, Recitação e Revisão

Esta forma de leitura tem o objetivo de te ajudar a compreender e memorizar um texto de forma mais profunda. Antes de começar a leitura, você faz pesquisas sobre o assunto, elabora perguntas que te ajudem a ter uma compreensão mais objetiva, e parte para a leitura do texto.

Após a leitura, você recita e responde as perguntas que foram criadas e faz uma revisão dos principais pontos.

Alguns aspectos curiosos sobre a leitura:

– Você já parou pra pensar que, em tempos remotos, não havia escritores e nem leitores? As pessoas contavam e ouviam histórias, ou seja, eram todos contadores e ouvintes;

– A escrita foi um processo desenvolvido por vários povos e, após a criação do alfabeto grego, que é o que usamos hoje, começou-se a registrar por escrito os fatos;

– Os livros impressos só aconteceram após a invenção da imprensa, no século XV;

– Durante um bom tempo, só era considerado um bom leitor quem se debruçava sobre pilhas de livros e somente uma pequena parte da sociedade tinha acesso à cultura e à informação devido ao alto valor das obras;

– Ter uma biblioteca em casa e saber ler eram considerados como status e poder social.

Conclusão

Escolha as formas de leitura que mais se adequem aos seus objetivos e ao seu perfil, mantenha uma rotina de leitura para que isso se torne um hábito em sua vida, procure por um lugar silencioso para ler e compreender melhor os textos e tente não ler quando estiver muito cansado, pois dificulta na absorção do conteúdo.

Gostou de saber um pouco mais sobre as diferentes formas de leitura? Então continue acompanhando nosso blog e redes sociais para não perder nenhum conteúdo interessante que iremos disponibilizar.

Conheça nossos cursos e, em caso de dúvidas, entre em contato conosco. Estamos esperando por você!

No Comments

Add your review

Your email address will not be published.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support