Buscar

post

Como fazer uma boa redação: siga as dicas e tenha êxito

Como fazer uma boa redação: siga as dicas e tenha êxito

Tirar uma boa nota na redação pode fazer uma grande diferença na sua classificação, seja no vestibular, ENEM, concursos, etc., e pode te ajudar a conseguir a vaga que você deseja. Porém, fazer uma boa redação pode ser um desafio para os estudantes e acaba gerando muita insegurança, pois é o momento onde ele deve mostrar suas habilidades e competências linguísticas e também de argumentação.

A redação exige bastante atenção e dedicação do aluno, uma vez que um erro pode fazer uma diferença enorme na sua pontuação. Apesar de parecer uma tarefa difícil, com as dicas que vamos dar neste artigo você conseguirá fazer uma boa redação e conquistar os seus objetivos. Continue a leitura!

1- Leia o tema com atenção

A primeira dica antes de iniciar a redação é leia e analise o tema proposto. Não seguir o que foi pedido gera a desclassificação de muitos candidatos, por isso, é importante que você preste bastante atenção antes de iniciar o texto. Além disso, verifique se é exigida a colocação de um título.

2- Anote as primeiras ideias

Antes de começar a redação, anote as ideias e argumentos que você poderá utilizar ao longo do texto. Isso te dará uma base para desenvolver o restante da redação e te fará focar no que é pedido no tema.

3- Estruture o texto adequadamente

Para fazer uma boa redação, você precisa ter em mente a estrutura em que o texto deve ser desenvolvido. Ele se divide em, no mínimo, quatro parágrafos e contém:

Introdução

Na introdução você apresenta as questões que serão discutidas durante o texto. Ela deve ser feita em um parágrafo e de forma clara, objetiva e atraente para que o leitor tenha interesse em continuar a leitura do texto.

Desenvolvimento

O desenvolvimento é a parte mais longa do seu texto, deve conter no mínimo dois parágrafos e é nesse momento que você irá expor seus argumentos sobre o tema. Portanto, para fazer uma boa redação, você deverá expor suas ideias de forma coerente, organizada e utilizar argumentos válidos para embasar o seu ponto de vista.

Conclusão

A conclusão é o momento em que você vai resumir o que foi exposto ao longo do texto e também poderá propor uma solução para o tema. Ela deve ser coerente, concisa e precisa mostrar as explicações que fizeram com que você chegasse a esse pensamento.

4- Atente-se à linguagem

Utilize uma linguagem simples, objetiva e com palavras fáceis de serem entendidas. Não use gírias, abreviações, expressões regionalistas ou termos muito técnicos, pois poderão dificultar o entendimento do leitor.

Tenha atenção às normas gramaticais! Ao final, revise todo o seu texto para verificar se houve falhas na ortografia, pontuação e se as ideias foram bem desenvolvidas e sem muita repetição de termos.

5- Esteja atualizado do que acontece no Brasil e no mundo

Os temas de redação são sempre inesperados e, para não ser pego de surpresa com um assunto que você não sabe, você precisa estar atento aos principais acontecimentos do Brasil e do mundo. Se mantenha informado, mas lembre-se de checar se as fontes são confiáveis e se as informações são verídicas.

6- Evite o uso de:

– Voz passiva: é aquela onde o sujeito sofre uma ação em vez de praticá-la. Ela faz com que o discurso se torne mais impessoal e pode gerar ambiguidade. Portanto, opte sempre pela utilização da voz ativa, assim seu texto será mais direto, objetivo e facilitará a compreensão do leitor.

– Generalização: pode demonstrar falta de conhecimento e de objetividade na argumentação. Por isso, evite a utilização de expressões como “sempre”, “jamais”, “todos”, etc.

– Gírias, abreviações e palavras estrangeiras: para fazer uma boa redação, você precisa se comunicar de forma assertiva com o leitor, por isso, as palavras precisam ser simples e de fácil compreensão para não prejudicar a comunicação da mensagem.

– Repetições de termos: a repetição de termos e argumentos pode prejudicar a coesão textual e tornar o seu texto desinteressante para o leitor. Algumas estratégias podem te ajudar a não cometer esse erro como a utilização de expressões sinônimas e a omissão de trechos desnecessários para o desenvolvimento do assunto.

7- Mantenha o hábito da leitura

Para fazer uma boa redação, é importante que você se torne um bom leitor. O hábito da leitura contribui para o enriquecimento do vocabulário e da argumentação, aprimora as capacidades de interpretação e auxilia no desenvolvimento da escrita.

8- Treine bastante

A melhor forma de fazer uma boa redação é praticando muito, assim você desenvolverá os temas com mais facilidade, com argumentações mais eficientes e terá mais conhecimento da estrutura do texto.

Tente produzir textos com uma certa frequência e com temáticas variadas, assim você treinará sua habilidade de desenvolver redações com qualidade, independente do tema proposto.

Além disso, revise os textos para verificar se não há erros gramaticais e se você conseguiu expor suas ideias de forma clara e objetiva. Conte com a ajuda de alguém para ler a sua redação, pois outra pessoa poderá perceber erros que você deixou passar e também te dirá se o texto está de fácil compreensão.

Lembre-se que a caligrafia também é essencial para a compreensão do texto. Sua letra precisa estar legível para não dificultar ou impossibilitar a leitura da redação. Com a prática da escrita, sua caligrafia também irá melhorar cada vez mais.

Fazer uma boa redação envolve prática, dedicação e boas leituras. Dedique um tempo para treinar, pois assim você terá mais segurança no momento da escrita e desenvolverá suas argumentações com muito mais facilidade.

Gostou do conteúdo? Seguindo todas as nossas dicas, temos certeza de que você estará preparado para fazer uma boa redação.

Continue acompanhando nosso blog e se inscreva no nosso canal do YouTube para ficar por dentro de todas as novidades da FAF e receber mais conteúdos como este.

Conheça os nossos cursos e se prepare para trilhar um caminho de sucesso. A Faculdade do Futuro espera por você!

No Comments

Add your review

Your email address will not be published.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support