Buscar

post

Dicas para você se dar bem com as matérias de exatas

Dicas para você se dar bem com as matérias de exatas

As matérias de exatas exigem muita concentração e comprometimento dos alunos, seja durante o período de vestibular ou quando entram na faculdade. Por serem disciplinas mais complexas, pois envolvem muitas contas, número e fórmulas, acabam gerando um temor e muita dificuldade por parte dos estudantes, ainda mais para os que acham que nunca irão aprender essas matérias.

A boa notícia é que você, mesmo que não tenha tanta afinidade com números, também pode aprender e melhorar o seu desempenho nessas matérias. Porém, o primeiro passo para começar a estudar é desmistificar a ideia de que você não é capaz de aprender. Com comprometimento e boa vontade você consegue!

A partir disso, siga todas as dicas que falaremos neste artigo que, com muita dedicação, você vai mandar bem nas matérias de exatas. Vamos lá?

1- Comece com os assuntos mais fáceis

As matérias de exatas envolvem disciplinas como matemática, física e química e, para você não desistir antes mesmo de começar, inicie pelos assuntos mais fáceis e que você tenha um pouco mais de entendimento. Não adianta querer começar pelas fórmulas mais difíceis da matemática, por exemplo, se não sabe fazer as contas básicas, não é mesmo?

Começar pelos assuntos de baixa complexidade te dará um maior conhecimento e confiança para partir para os assuntos mais complexos.

2- Entenda a lógica das fórmulas

As matérias de exatas possuem uma lógica por trás de cada fórmula e é importante você buscar entendê-la, pois te permite ter mais clareza e facilita o aprendizado. Entender a teoria também é necessário para você se familiarizar e conseguir manter um raciocínio durante a resolução das questões.

Além disso, compreender o porquê de cada fórmula contribui para que você não precise ficar decorando todos os cálculos, o que não ajuda em nada no aprendizado, e te permita ter um pensamento mais crítico e coerente.

3- Assista a aulas

Procure por videoaulas na internet sobre os tópicos que está com dificuldade. Busque por aulas que explicam desde a teoria, que, como dissemos no tópico anterior, é importante para o seu entendimento e raciocínio das matérias, até os exercícios para você colocar em prática todo o aprendizado.  

Se você está na faculdade, evite faltar às aulas, pois os assuntos se relacionam e, caso você perca alguma, poderá prejudicar o entendimento de toda a matéria. Tenha muita atenção e aproveite ao máximo as explicações dos seus professores. Não deixe que as dúvidas se acumulem e não tenha vergonha de fazer perguntas.

É importante que você dê continuidade aos estudos após as aulas para ampliar seus conhecimentos e complementar os assuntos estudados.

4- Pratique muito

Agora é a hora de colocar toda a teoria em prática. Aliando essas duas técnicas, você fixará as matérias de exatas com muito mais facilidade e eficiência. Por isso, resolva o maior número de exercícios possível, depois confira as resoluções, tente entender onde errou e faça novamente.

Aumente o nível de dificuldade das questões gradativamente, anote todas as suas dificuldades e revise as matérias. A melhor forma de fixar todo o conteúdo estudado é fazendo muitos exercícios.

5- Procure amigos para estudar

Estudar em grupo pode ser uma boa alternativa para aprender e fixar os conteúdos e, se vocês tiverem foco e disciplina, pode ser bastante produtivo. Outros pontos de vista podem te ajudar a enxergar questões que você não tinha percebido antes e você também poderá compartilhar seus conhecimentos.

Além disso, quando ensinamos para alguém o que sabemos e falamos em voz alta, as chances de absorvermos o conteúdo aumentam consideravelmente. Mas lembre-se que o grupo é para estudar, não é para bater papo e falar de coisas desnecessárias, ok?

6- Mantenha o hábito de estudar e evite distrações

É essencial que você se organize e mantenha o hábito de estudar regularmente. Por isso, estabeleça horários para que você estude durante a semana e escolha um ambiente livre de barulhos, que te possibilite focar nos estudos.

As matérias de exatas exigem disciplina e concentração, então evite distrações como redes sociais, celular, computador, televisão e outras, para ter um bom rendimento e conseguir absorver todo o conteúdo estudado.

7- Não deixe o medo de errar te atrapalhar

A sua confiança com as matérias de exatas virá com a prática e bastante estudo. Portanto, se permita tentar e, quando errar, leia o conteúdo, peça ajuda aos seus professores e amigos e tente resolver as questões novamente. Os erros contribuem para que você aprenda e reforce ainda mais o conteúdo.

8- Descubra a melhor técnica de estudos para você

Existem diferentes formas de estudos, você precisa achar a técnica que mais se adequa às suas necessidades, que te faça ser produtivo e ajude a fixar o conteúdo. Você pode adotar estratégias como anotar, fazer mapas mentais, flashes cards, resumos e fichamentos para poder revisar e consultar quando achar necessário.

9- Tenha dedicação

A palavra-chave para tudo que fazemos na vida é dedicação e para estudar as matérias de exatas não é diferente. Tenha dedicação aos seus estudos, mantenha uma organização e planejamento das atividades diárias e prepare um ambiente exclusivo para se concentrar nos seus estudos.

10- Tire um tempo para lazer

É essencial que você tire um tempo para lazer e descanso para um bom rendimento nos estudos, afinal, quando a cabeça está cansada não absorvemos nenhum conteúdo. Por isso, tire uns momentos para passear, assistir a um filme ou série, ler um livro e fazer uma atividade física.

Mantendo um planejamento, uma boa rotina de estudos e com as estratégias corretas você conseguirá aprender e mandar bem nas matérias de exatas. Siga as nossas dicas e não desanime! Você conseguirá ter um bom desempenho nessas matérias com muita dedicação e comprometimento.

Este conteúdo foi útil para você? Então continue acompanhando nosso blog, siga nossas redes sociais e o nosso canal do YouTube para receber mais conteúdos como este e saber tudo o que acontece dentro da FAF.

Em casos de dúvidas ou sugestões, entre em contato conosco. A Faculdade do Futuro está preparada para te receber!

No Comments

Add your review

Your email address will not be published.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support