Buscar

post

Como fazer uma boa apresentação de TCC: saiba QUAIS os passos que você deve seguir

Como fazer uma boa apresentação de TCC: saiba QUAIS os passos que você deve seguir

Chegou o final do curso e, antes de conquistar o seu tão sonhado diploma, é o momento em que você deve fazer a apresentação de TCC. Foram meses de dedicação para fazer o seu Trabalho de Conclusão de Curso e agora você precisa apresentá-lo para a banca examinadora e fazer a sua defesa de maneira clara, objetiva e segura.

Porém, essa etapa da sua formação acadêmica é um momento que gera muita ansiedade e insegurança nos estudantes, pois um erro cometido na apresentação do TCC pode adiar a conclusão do seu curso. Pensando nisso, listamos algumas dicas de como SE PORTAR E fazer uma boa apresentação de TCC para você garantir a merecida aprovação. Aproveite a leitura!

1- Crie um roteiro para a sua apresentação

É importante você criar uma sequência lógica com os tópicos que serão abordados na apresentação do TCC, seguindo a ordem em que o seu trabalho foi desenvolvido, pois dessa maneira ficará mais fácil interligar os assuntos e assim diminuirá o seu nervosismo.

Organize as ideias, selecione os tópicos que você gostaria de enfatizar e distribua as informações da seguinte maneira:

– Apresentação: nesta parte você irá apontar o título, quem são os participantes e o seu orientador no projeto.

– Introdução: onde você irá justificar a escolha do tema, qual é o objetivo a ser alcançado com o seu trabalho e a metodologia que foi utilizada para a pesquisa do assunto.

– Desenvolvimento: é o momento em que você irá expor e defender as suas ideias. É uma parte importantíssima do TCC, onde você vai demonstrar todo o conhecimento que tem sobre o tema escolhido.

– Conclusão: nela você irá retomar o tema central, ressaltar como seu trabalho pode contribuir academicamente, mostrar os resultados e as considerações finais do seu trabalho e propor direção para melhorias futuras.

2- Prepare os slides para a apresentação

Após a criação do roteiro, você deve preparar os slides para a sua apresentação de TCC. Eles devem ser organizados em tópicos, com palavras-chave, frases curtas e informações importantes como estatísticas, gráficos, tabelas e imagens. Se atente ao regulamento da faculdade sobre as apresentações de TCC, pois pode conter informações importantes e normas que você deve seguir para a edição dos slides.

Além disso, para facilitar a leitura em lugares com muita ou pouca iluminação, é recomendável que a cor de fundo dos slides seja em tons neutros e as letras em tons escuros. Depois de pronto, revise todo o conteúdo para verificar se não há erros de conteúdo e também ortográficos.

Lembre-se de que os slides irão servir como uma ferramenta de apoio. Não pode fazer a leitura dos conteúdos no momento da sua apresentação, viu?

3- Ensaie para a apresentação

Ensaiar é a melhor forma de se preparar para a apresentação do TCC e continuar estudando todo o conteúdo. É essencial que você tenha domínio do que vai ser falado, pois isso te ajudará a ganhar mais segurança frente à banca examinadora e, no momento dos questionamentos por parte dela, você saberá responder com confiança.

Outro benefício de ensaiar a defesa do seu TCC é que você poderá organizar e administrar seu tempo para que não ultrapasse o limite estipulado.

4- Tenha atenção à sua fala e sua postura

No momento da sua apresentação, atente-se à sua postura diante da banca examinadora e de todos os presentes. Tente não fazer gestos exagerados, cruzar os braços ou colocar a mão no bolso, pois pode demonstrar nervosismo e criar um distanciamento com o público. Além disso, andar demais durante a apresentação pode desviar a atenção dos examinadores daquilo que é essencial no momento.

Em relação à fala, tente se comunicar de forma clara e objetiva, tomando cuidado para não falar rápido ou devagar demais, não utilize gírias, evite brincadeiras e os vícios de linguagem. Seja firme, utilize um tom de voz adequado e uma linguagem correta e formal.

Durante os ensaios, grave vídeos para ver como está a sua postura, dicção e o tom da sua voz, assim você conseguirá analisar e melhorar a sua apresentação.

5- Organize os seus materiais

Para evitar diversos transtornos que podem ocorrer, guarde os arquivos da sua apresentação em mais de um pendrive, em uma pasta no computador e também na nuvem, assim você terá outras cópias do seu TCC em casos de problemas técnicos.

Fique atento ao relógio para não se atrasar para a apresentação e não perder a chance de defender o seu trabalho. Chegue com antecedência e aproveite para testar todos os equipamentos que irá utilizar.

6- Se prepare para as considerações e perguntas da banca examinadora

Após a sua apresentação de TCC, a banca examinadora fará perguntas sobre o seu trabalho. Preste atenção às perguntas dos examinadores, não os interrompa e, quando for fazer as suas considerações, seja claro e objetivo.

Se te fizerem uma pergunta que você não sabe responder, seja sincero e não tente enrolar os examinadores para não perder pontos. Responda com firmeza e evite respostas com palavras monossilábicas.

7- Faça atividades para relaxar

Nos dias que antecedem a sua apresentação de TCC, cuide do seu corpo e da sua mente e tente relaxar. É importante manter bons hábitos alimentares, evitar alimentos pesados e bebidas alcoólicas para não gerar mal-estar no dia. Busque consumir alimentos balanceados, beba bastante água e não fique muito tempo sem comer, principalmente no dia da apresentação.

Pratique atividades relaxantes como caminhar, ler um livro, ouvir música, ver um filme, exercícios de respiração e alongamento, isso te ajudará a manter a calma e te deixar menos ansioso.

Se você seguir essas dicas e se preparar com antecedência, conseguirá fazer uma boa apresentação de TCC e terá mais chances de ser aprovado. Tente controlar seu nervosismo e pense que é só mais uma etapa para alcançar os seus objetivos.

Esse conteúdo foi útil para você? Então continue acompanhando nosso blog, pois em breve iremos disponibilizar mais dicas e informações importantes para você.

Acompanhe também nossas redes sociais e o nosso canal do YouTube para ficar por dentro de todas as novidades da Faculdade do Futuro.

Em casos de dúvidas ou sugestões, entre em contato conosco. Estamos à disposição para te atender!

No Comments

Add your review

Your email address will not be published.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support