Buscar

post

Entrevista de emprego online: saiba como se comportar

Entrevista de emprego online: saiba como se comportar

Com a necessidade do isolamento social devido à pandemia, a entrevista de emprego online tem se tornado cada vez mais comum nas empresas, além de tornar o processo mais ágil, prático e com um baixo custo.

O contato da empresa com o candidato é feito por meio de videoconferências e todas as etapas do processo seletivo podem ocorrer de maneira virtual. Porém, muitos alunos ou recém-formados ainda têm dúvidas de como funciona e como devem se comportar nesse tipo de entrevista.

Pensando nisso, a FAF trouxe 8 dicas fundamentais para você mandar bem na sua entrevista de emprego online. Continue a leitura do artigo!

1- Escolha o local adequado

O primeiro passo para participar de uma entrevista online de emprego é escolher o espaço apropriado. Escolha um local com uma boa iluminação e conexão de internet, que seja confortável e silencioso.

Organize o espaço antecipadamente e elimine todos os objetos que podem te distrair ou interferir na atenção do recrutador durante a entrevista. Se você mora com familiares ou amigos, avise a todos da casa que estará em uma ligação importante e que não deve ser interrompido.

2- Confira antecipadamente a conexão da internet e os equipamentos

Certifique-se de que o local que você escolheu tenha um bom sinal de internet e, se possível, conecte o dispositivo diretamente pelo cabo para diminuir as chances de problemas com a conexão.

Confira se o equipamento que você irá utilizar está realmente com a internet ligada, teste a conexão e a qualidade da câmera e do áudio, pois são essenciais para uma conversa compreensível e agradável. Além disso, baixe o aplicativo no celular ou o programa onde será realizada a entrevista para se familiarizar com a ferramenta e não ter imprevistos durante a conversa.

3- Não atrase

Atrasos devem ser evitados sempre, seja na entrevista de emprego online ou presencial, pois podem prejudicar a sua imagem e te impedirem de continuar no processo seletivo. Por isso, confirme o horário marcado pelo recrutador e fique de olho no relógio. Coloque um despertador para não perder a hora.

4- Atente-se à sua postura

Mesmo a entrevista de emprego sendo online, o recrutador irá avaliar a sua postura e o seu comportamento. Por isso, lembre-se de mostrar seu interesse na vaga, sua capacidade de argumentação e de passar segurança e confiança.

Não converse com o recrutador escorado na mesa nem deitado ou fazendo qualquer outra tarefa, pois essas atitudes demonstram uma falta de comprometimento e interesse da sua parte e faz com que ele te descarte do processo seletivo.

5- Dê atenção à sua roupa

Vista-se como se você fosse para uma entrevista presencial, pois, independentemente de ela ser feita virtualmente, é importante manter a formalidade e passar uma boa imagem para o recrutador.

Portanto, não utilize pijamas, roupas muito despachadas ou de academia. Pesquise sobre a empresa, seus valores e sua visão para entender mais qual vestimenta é mais adequada para a entrevista de emprego online.

6- Cuide do seu tom de voz

Muitas vezes as pessoas aumentam o tom de voz ao conversar com alguém virtualmente por não ter familiaridade com esse tipo de ferramenta de comunicação. Mas é importante manter um tom de voz razoável para que as suas respostas sejam compreensíveis ao recrutador e para ter uma melhor experiência durante a entrevista.

Evite um tom excessivamente baixo ou elevado, mas transmita segurança e firmeza durante a sua fala, além de ser amigável. Se houver um atraso na imagem e no áudio, o famoso “delay”, durante a entrevista de emprego online, é fundamental que você aguarde alguns segundos antes de responder às perguntas para evitar interromper o recrutador durante a sua fala.

7- Tente controlar o nervosismo

É normal durante uma entrevista de emprego, seja ela presencial ou online, ficarmos nervosos e, muitas vezes, tímidos. Porém, procure manter a calma e comunique-se de forma clara, tranquila e objetiva, assim você evita gaguejar ou mudar o foco das perguntas.

Uma excelente dica para diminuir o seu nervosismo é se preparar antecipadamente. Informe-se mais sobre a empresa e o cargo que está concorrendo e pesquise sobre as perguntas mais frequentes feitas em entrevistas, pois isso te ajuda a manter a segurança e a ter argumentos interessantes durante a conversa.

8- Tenha um papel e uma caneta por perto

Durante a entrevista de emprego online, o recrutador poderá te passar informações importantes sobre o processo seletivo e a vaga. Então, esteja preparado com papel e caneta por perto para que você consiga anotar de forma rápida e sem interromper o andamento da entrevista. Isso também demonstra o seu interesse na empresa e no cargo.

Dicas extras

– Desative todas as outras plataformas do seu celular ou computador e feche todas as abas;

– Verifique o seu enquadramento;

– Olhe diretamente para a câmera, como se você estivesse olhando nos olhos do recrutador;

– Caso ocorra algum problema com a conexão, mantenha a calma, peça desculpas e tente contornar a situação;

– Evite fugir das perguntas, pois isso demonstra despreparo e insegurança;

– Grave vídeos como teste para você reconhecer os pontos que precisam ser melhorados.

O mercado de trabalho é bastante competitivo e quanto mais você se preparar, mais irá se destacar e conseguir conquistar à vaga que você deseja. Portanto, siga todas as nossas dicas que você terá sucesso na sua entrevista de emprego online.

Agora que você já sabe como se comportar e mandar bem em uma entrevista de emprego online, continue conosco e confira este artigo com as principais plataformas que podem te ajudar a encontrar um estágio.

Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais para ficar por dentro de todos os conteúdos que serão postados.

Acompanhe também o nosso canal do YouTube, FAFTV, nele você poderá conferir tudo o que acontece na FAF e encontra conteúdos exclusivos, como dicas, palestras e muito mais!

No Comments

Add your review

Your email address will not be published.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support