Entrevista de emprego online: saiba como se comportar

Com a necessidade do isolamento social devido à pandemia, a entrevista de emprego online tem se tornado cada vez mais comum nas empresas, além de tornar o processo mais ágil, prático e com um baixo custo.

O contato da empresa com o candidato é feito por meio de videoconferências e todas as etapas do processo seletivo podem ocorrer de maneira virtual. Porém, muitos alunos ou recém-formados ainda têm dúvidas de como funciona e como devem se comportar nesse tipo de entrevista.

Pensando nisso, a FAF trouxe 8 dicas fundamentais para você mandar bem na sua entrevista de emprego online. Continue a leitura do artigo!

1- Escolha o local adequado

O primeiro passo para participar de uma entrevista online de emprego é escolher o espaço apropriado. Escolha um local com uma boa iluminação e conexão de internet, que seja confortável e silencioso.

Organize o espaço antecipadamente e elimine todos os objetos que podem te distrair ou interferir na atenção do recrutador durante a entrevista. Se você mora com familiares ou amigos, avise a todos da casa que estará em uma ligação importante e que não deve ser interrompido.

2- Confira antecipadamente a conexão da internet e os equipamentos

Certifique-se de que o local que você escolheu tenha um bom sinal de internet e, se possível, conecte o dispositivo diretamente pelo cabo para diminuir as chances de problemas com a conexão.

Confira se o equipamento que você irá utilizar está realmente com a internet ligada, teste a conexão e a qualidade da câmera e do áudio, pois são essenciais para uma conversa compreensível e agradável. Além disso, baixe o aplicativo no celular ou o programa onde será realizada a entrevista para se familiarizar com a ferramenta e não ter imprevistos durante a conversa.

3- Não atrase

Atrasos devem ser evitados sempre, seja na entrevista de emprego online ou presencial, pois podem prejudicar a sua imagem e te impedirem de continuar no processo seletivo. Por isso, confirme o horário marcado pelo recrutador e fique de olho no relógio. Coloque um despertador para não perder a hora.

4- Atente-se à sua postura

Mesmo a entrevista de emprego sendo online, o recrutador irá avaliar a sua postura e o seu comportamento. Por isso, lembre-se de mostrar seu interesse na vaga, sua capacidade de argumentação e de passar segurança e confiança.

Não converse com o recrutador escorado na mesa nem deitado ou fazendo qualquer outra tarefa, pois essas atitudes demonstram uma falta de comprometimento e interesse da sua parte e faz com que ele te descarte do processo seletivo.

5- Dê atenção à sua roupa

Vista-se como se você fosse para uma entrevista presencial, pois, independentemente de ela ser feita virtualmente, é importante manter a formalidade e passar uma boa imagem para o recrutador.

Portanto, não utilize pijamas, roupas muito despachadas ou de academia. Pesquise sobre a empresa, seus valores e sua visão para entender mais qual vestimenta é mais adequada para a entrevista de emprego online.

6- Cuide do seu tom de voz

Muitas vezes as pessoas aumentam o tom de voz ao conversar com alguém virtualmente por não ter familiaridade com esse tipo de ferramenta de comunicação. Mas é importante manter um tom de voz razoável para que as suas respostas sejam compreensíveis ao recrutador e para ter uma melhor experiência durante a entrevista.

Evite um tom excessivamente baixo ou elevado, mas transmita segurança e firmeza durante a sua fala, além de ser amigável. Se houver um atraso na imagem e no áudio, o famoso “delay”, durante a entrevista de emprego online, é fundamental que você aguarde alguns segundos antes de responder às perguntas para evitar interromper o recrutador durante a sua fala.

7- Tente controlar o nervosismo

É normal durante uma entrevista de emprego, seja ela presencial ou online, ficarmos nervosos e, muitas vezes, tímidos. Porém, procure manter a calma e comunique-se de forma clara, tranquila e objetiva, assim você evita gaguejar ou mudar o foco das perguntas.

Uma excelente dica para diminuir o seu nervosismo é se preparar antecipadamente. Informe-se mais sobre a empresa e o cargo que está concorrendo e pesquise sobre as perguntas mais frequentes feitas em entrevistas, pois isso te ajuda a manter a segurança e a ter argumentos interessantes durante a conversa.

8- Tenha um papel e uma caneta por perto

Durante a entrevista de emprego online, o recrutador poderá te passar informações importantes sobre o processo seletivo e a vaga. Então, esteja preparado com papel e caneta por perto para que você consiga anotar de forma rápida e sem interromper o andamento da entrevista. Isso também demonstra o seu interesse na empresa e no cargo.

Dicas extras

– Desative todas as outras plataformas do seu celular ou computador e feche todas as abas;

– Verifique o seu enquadramento;

– Olhe diretamente para a câmera, como se você estivesse olhando nos olhos do recrutador;

– Caso ocorra algum problema com a conexão, mantenha a calma, peça desculpas e tente contornar a situação;

– Evite fugir das perguntas, pois isso demonstra despreparo e insegurança;

– Grave vídeos como teste para você reconhecer os pontos que precisam ser melhorados.

O mercado de trabalho é bastante competitivo e quanto mais você se preparar, mais irá se destacar e conseguir conquistar à vaga que você deseja. Portanto, siga todas as nossas dicas que você terá sucesso na sua entrevista de emprego online.

Agora que você já sabe como se comportar e mandar bem em uma entrevista de emprego online, continue conosco e confira este artigo com as principais plataformas que podem te ajudar a encontrar um estágio.

Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais para ficar por dentro de todos os conteúdos que serão postados.

Acompanhe também o nosso canal do YouTube, FAFTV, nele você poderá conferir tudo o que acontece na FAF e encontra conteúdos exclusivos, como dicas, palestras e muito mais!