Buscar

post

Você sabe qual é o seu perfil profissional? Descubra!

Você sabe qual é o seu perfil profissional? Descubra!

Você provavelmente já ouviu falar em como o perfil profissional é importante para trilhar uma carreira de sucesso e, claro, encontrar seu lugar no mercado de trabalho. Afinal, diversos processos seletivos solicitam uma descrição desse tipo no currículo ou nas dinâmicas. Mas, você sabe do que ele é composto e como identificar o seu?

De um modo geral, o perfil profissional é o resumo das experiências, qualificações, competências e  habilidades de uma pessoa, sendo um importante elemento direcionador que apoiará sua caminhada rumo ao sucesso.

Por isso, quanto antes você descobrir o seu perfil, melhor e mais fáceis serão as suas escolhas e seu desenvolvimento profissional.

Quais as características de cada perfil profissional?

O mercado de trabalho é diverso e composto por pessoas com diferentes experiências e personalidades. Por isso, existem diferentes tipos de perfil profissional, cada um com características e padrões comportamentais. Confira:

Comunicador

Profissionais com este perfil têm como habilidades a persuasão, carisma e a comunicação, como o próprio nome sugere. Além disso, eles são conhecidos pela criatividade, inovação e otimismo, já que tendem a gostar de desafios e novos projetos.

Executor

Muito mais autoconfiante e dominante que o anterior, o executor também pode ser autoritário. A determinação em defender seu ponto de vista e a competitividade também são características marcantes.

Analítico

Como o nome sugere, os profissionais analíticos gostam de avaliar bem os prós e os contras de projetos e situações antes de tomar qualquer decisão. Ele também é conhecido por ser organizado e muito conservador, sendo capaz de controlar e lidar bem com rotinas repetitivas e processos.

Planejador

Pouco comunicativo e conservador, este profissional tende a ser paciente e muito raramente entra em pânico. O otimismo e o foco na organização e no trabalho, no entanto, levam a capacidade de improvisar para longe.

Existem, ainda, outros perfis, como o cooperativo, que interage facilmente com colegas e possui grande capacidade de adaptação; o criativo, que propõe sempre melhorias e busca eficácia e eficiência em todos os processos; o colaborativo, que é proativo e sempre mostra disponibilidade em ajudar os outros; e o líder, que sabe identificar prioridades e assume responsabilidades.

Como descobrir o seu perfil profissional?

Identificar o perfil profissional é fundamental para o seu sucesso e futuro no mercado de trabalho. Por isso, além de uma auto-avaliação, alguns testes podem ajudar nessa missão. Saiba mais abaixo:

Teste eneagrama

Você provavelmente já fez esse tipo de teste em algum momento da sua vida, seja na escola, faculdade ou dinâmicas de emprego. Trata-se de um modelo que descreve as diferenças dos indivíduos com base em nove tipos de pessoas, sendo ilustrado por uma forma geométrica com nove lados.

As personalidades interconectadas são: perfeccionista, prestativo, bem-sucedido, individualista, observador, questionador, sonhador, confrontador e pacifista. O modelo tem como objetivo mostrar quais as personalidades dominantes no seu perfil profissional.

Atualmente, há diversos sites que realizam o teste online, além de psicólogos e profissionais de recursos humanos, é claro.

Análise SWOT

Muito conhecida no mercado, a análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, em inglês), é uma autoavaliação que tem como objetivo identificar os pontos fortes e fracos de uma pessoa – ou projeto/produto.

Por meio de uma lista que contempla todas as suas forças (competências, talentos e habilidades), fraquezas (bloqueios e medos), oportunidades e ameaças, o método permite que você faça uma autoavaliação e identifique onde pode melhorar para atingir os objetivos.

Feedbacks

Se você já está inserido no mercado de trabalho, uma das melhores formas de saber onde e como melhorar o desempenho profissional é conversando com os seus pares e gestores. Peça feedbacks e opiniões sobre sua conduta e seus pontos fortes e fracos.

Com a resposta em mãos, analise com cautela tudo o que foi dito e verifique se faz ou não sentido. Depois, trace um plano para melhorar e potencializar os pontos indicados. Entender o que pensam de você e a imagem que está passando é uma excelente forma de saber o profissional que você é.

Avaliações vocacionais

Muito utilizadas por estudantes pré-vestibular, as avaliações vocacionais podem ajudar a compreender o perfil profissional, potencialidades e, claro, o melhor caminho para o desenvolvimento.

Idealmente, esses testes são realizados por profissionais especializados, como gestores de recursos humanos ou psicólogos, que têm uma visão diferente sobre o assunto e podem ajudar a traduzir os resultados para a realidade de cada um.

O que deve conter no perfil profissional?

No currículo e em um processo seletivo, o perfil profissional é a sua apresentação para o mercado de trabalho e será, provavelmente, o primeiro contato entre você e a empresa. Por isso, ele deve ser objetivo, fluido e muito bem escrito.

Ou seja, o texto deve conter um parágrafo curto, que conte sua experiência profissional em poucas palavras. É importante apostar na criatividade para atrair a atenção dos leitores, bem como no uso de palavras-chave relacionadas à área de interesse – que, inclusive, devem estar muito bem posicionadas.

Por fim, o perfil deve trazer, também, detalhes sobre seu comportamento profissional e disponibilidade de horários e de viagens. Há vagas em que a mobilidade é crucial e determinante.

Vantagens da identificação do perfil profissional

Identificar o seu perfil é fundamental para planejar uma carreira de sucesso, equilibrada e que gere satisfação pessoal e profissional. Afinal, ele apresenta o candidato, resumindo suas competências e qualificações.

Mas além disso, ele ajuda a entender como você pode aprimorar suas habilidades e, claro, como se relaciona com as pessoas e como gosta de trabalhar: em equipe, de forma organizada e analítica ou de um jeito mais inovador e criativo.

Com isso, as chances de trabalhar como e com o que gosta são elevadas, já que além de compreender as suas próprias motivações e propósitos, consegue identificar o ambiente e o caminho a ser seguido.

Agora que você conheceu formas para descobrir qual o seu perfil profissional, é hora de fazer uma autoavaliação e traçar o seu caminho. Quanto antes encontrar essas respostas, maiores são as chances de se sentir realizado e consciente do que deseja para si mesmo. 

Gostou do artigo? Aproveite para compartilhar conosco a sua opinião e reflexões sobre o assunto.

Acesse também nosso artigo sobre como se comportar em uma entrevista de emprego online.

No Comments

Add your review

Your email address will not be published.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support